Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE FERNANDO HUNGRIA FERREIRA

DISCENTE: JORGE FERNANDO HUNGRIA FERREIRA
DATA: 30/05/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO LAESA

EFICIÊNCIA HIDROENERGÉTICA NA CONCEPÇÃO DE SISTEMA URBANO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

HIDROENERGÉTICA; ABASTECIMENTO; ÁGUA

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil

Atualmente, é grande a preocupação mundial quanto ao acesso à água com qualidade, quantidade e regularidade adequadas, já que esse recurso é essencial para a sobrevivência humana, proteção ambiental e desenvolvimento econômico. Entre as causas dessa preocupação, pode ser destacada a ocorrência de escassez de água em algumas regiões do mundo, como o ocidente da América do Sul, o Nordeste Brasileiro, o Norte da África, o Oriente Médio, Nordeste da China, Sudeste da Austrália e África do Sul. Levando em consideração a variabilidade mensal de oferta e de demanda de água, 3,6 bilhões de pessoas em todo o mundo (51% da população mundial) vivem em potenciais áreas de escassez hídrica, sendo que esse número será entre 4,8 a 5,7 bilhões de pessoas até o ano 2050. Além disso, é estimado que a demanda anual de água superficial passe de 4.600 quilômetros cúbicos por ano em 2010 para 5.800 quilômetros cúbicos por ano em 2050 (BUREK et al., 2016). Apesar desse cenário de risco do abastecimento de água, em muitas cidades ainda são elevadas suas perdas de água no abastecimento público. Segundo Kingdom, Liemberger e Marin (2006), todos os anos, mais de 32 bilhões de metros cúbicos de água tratada são perdidos em vazamentos nos siste 8 inadequada do SAA tende a gerar insatisfação dos clientes pelo serviço prestados, comprometendo a credibilidade da concessionária. Em termos operacionais, o desequilíbrio hidráulico do SAA por aumento da demanda de água pode ser verificado na unidade de reservação, que passa a esvaziar em menor período de tempo. Isso afeta o funcionamento da unidade de elevação, que passa a ter maior número de acionamento dos conjuntos motor e bomba ao longo do dia, o que dificulta a adoção de rotina operacional eficiente do ponto de vista hidroenergético. Isso ocorre porque, muitas vezes, esse desequilíbrio operacional pode tornar necessário o bombeamento de água nas três horas de ponta do setor elétrico, justamente no período em que a tarifa de energia elétrica é maior em relação aos demais horários do dia. Contudo, o uso racional de água e de energia elétrica nos SAAs é preocupação do setor de Saneamento Brasileiro. Em 2003, foi implantado o Programa de Eficiência Energética em Saneamento Ambiental (PROCEL SANEAR) (PROCEL INFO, 2006). A questão hidroenergética ainda é destacada na promulgação da Lei 11.445 de 2007 que enfatizou a necessidade de eficiência e sustentabilidade no abastecimento de água, de uso racional dos recursos naturais, como a água e a energia, e a obrigação de serem elaborados os Planos Municipais de Saneamento Básico. Assim, é importante a reavaliação e readequação das concepções de SAAs com muitos anos de operação e instalados em áreas que passaram por processo de crescimento populacional. É nesse novo cenário que os municípios brasileiros precisam adequar o planejamento das ações para recuperação e expansão dos SAAs, sendo indispensável o estudo de alternativas de concepção compatíveis com o objetivo de eficiência hidroenergética em todas as etapas do sistema. De acordo com a Norma Brasileira aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR, 1992), o estudo de concepção é o estudo de arranjos das diferentes partes de um sistema organizadas de modo a formarem um todo integrado para a escolha da melhor solução sob os pontos de vista técnico, econômico, financeiro e social, levando em consideração aspectos qualitativo e quantitativo. No estudo de alternativas de concepção é preciso considerar a expansão urbana, o aumento da população e da demanda de água no SAA ao longo dos anos, bem como procurar soluções técnicas para minimizar problemas como a perda de água, disponibilizando maior volume de água aos consumidores. 9 Para isso, no estudo de concepção deve ser avaliada a delimitação das áreas de abastecimento de água, passo essencial para a localização de unidades (reservação, elevação e rede de distribuição) em setores de medição que possibilitem com maior precisão o gerenciamento do sistema, melhorando o fornecimento de água. Desse modo, a questão da presente pesquisa é como planejar as mudanças estruturais de SAA instalados e operando em áreas urbanas, visando melhorar a eficiência hidroenergética no abastecimento de água da população. Para isso, é importante serem avaliadas alternativas de concepção do SAA que possibilitem a otimização do uso de recursos no processo produtivo de água para consumo humano, considerando a eficiência hidroenergética nas propostas estudadas.

Externo à Instituição - AUGUSTO DA GAMA REGO
Interno - 3445215 - HELIO DA SILVA ALMEIDA
Presidente - 2152986 - JOSE ALMIR RODRIGUES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 28/05/2018 14:05