Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA PEREIRA DE OLIVEIRA

DISCENTE: CAMILA PEREIRA DE OLIVEIRA
DATA: 18/10/2021
LOCAL: Universidade Federal do Pará

PROBABILIDADE DE OCORRENCIA DE LESÕES NA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ANÁLISE DE ACIDENTES DE TRABALHO

Industria da construção civil, Acidente do trabalho, Análise de dados, Regressão logística, Natureza da lesão.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Processos Construtivos

A proteção dos direitos trabalhistas e a promoção de ambientes de trabalho seguros estão inclusos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nesse contexto a ocorrência de acidentes do trabalho é pauta importante para a segurança e saúde do trabalho. A Indústria da Construção Civil (ICC) se destaca pelo seu impacto no desenvolvimento socioeconômico de uma nação, entretanto é um setor que possui altos índices de acidentes e mortalidade do trabalho. Diante deste problema esta pesquisa buscou analisar acidentes do trabalho ocorridos na ICC no Brasil, no período de 2018 a 2021, com o objetivo de identificar os padrões, variáveis e probabilidades associadas a essas ocorrências. Os dados a serem analisados foram extraídos da CATWEB, banco de dados aberto, que é alimentado com informações contidas nas Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) notificadas ao INSS. Primeiramente os dados serão tratados e tabulados. Na sequência, será realizada análise descritiva com o objetivo de se obter as frequências de acidentes para cada variável escolhida.  Após identificação dos tipos de natureza da lesão mais frequentes serão testados modelos de regressão logística para identificar as razões de chance associadas às variáveis relacionadas a ocorrência de diferentes tipos de natureza de lesão. Por fim, espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam e sirvam como base para o desenvolvimento de novas pesquisas e programas de segurança e saúde do trabalhador, que visem a mitigação dos riscos e organização de ambientes de trabalho seguros.

Presidente - 2363636 - FREDERICO GUILHERME PAMPLONA MOREIRA
Interno - 2216105 - LUIZ MAURICIO FURTADO MAUES
Externo à Instituição - MARCELO FABIANO COSTELLA
Notícia cadastrada em: 19/09/2022 17:28