Decifrando as Operaçõeas de Projeto do Arquiteto Milton Monte: Estudo da Escola Milton Monte, na ilha do Combu, Belém - PA
Arquitetura escolar; método de projeto; arquiteturologia; Amazônia
Investigam-se as operações e o processo de projeto do Arquiteto e Professor Milton Monte através do estudo de uma escola ribeirinha Amazônica. Para tanto, levanta-se a discussão das escalas arquiteturológicas de Boudon e colegas, e de como elas comparecem nas decisões do arquiteto Milton Monte em projetos escolares vinculados ao lugar. Adota-se também a abordagem da caixa transparente proposta por Christopher Jones como aquela que oferece apoio à decifração do processo de projeto deste arquiteto, verificando-se em que medida as soluções adotadas favorecem o rendimento escolar bem como as representações espaciais conforme Perdigão e Bruna pela abordagem sobre a relação entre concepção e uso do espaço. Para isso, utilizam-se multimétodos para coleta e discussão de dados baseados na arquiteturologia pela reconstituição do espaço da concepção de Milton Monte baseando-se no espaço arquitetural da Escola Milton Monte, além de técnicas de coletas de dados como Mapeamento Comportamental e Walkthrough, evidenciando-se, além do método de projeto e das cadeias decisórias que envolveram a concepção do espaço escolar da escola Milton Monte, a relação do usuário com o espaço construído em alinhamento ao lugar amazônico.