Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYSE LAYANE OLIVEIRA DE QUEIROZ

DISCENTE: THAYSE LAYANE OLIVEIRA DE QUEIROZ
DATA: 05/11/2021
LOCAL: remoto

ARQUITETURA NOS TRÓPICOS: O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO QUE CONSOLIDOU A ARQUITETURA REGIONAL PARAENSE NA DÉCADA DE 80 DO SÉCULO XX

Arquitetura regional, Curso de Especialização Arquitetura nos trópicos, UFPA, Belém-PA

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

Na década de 80 (mais precisamente 1986 e 1987), com as reflexões sobre a continuidade do modernismo atreladas a questões do regionalismo e conforto ambiental, foi ministrado o Curso de Especialização em Arquitetura nos Trópicos na Universidade Federal do Pará, como método de incentivo à produção de uma arquitetura mais coerente a região. O curso foi coordenado pelos professores João Pinto Castro Filho e José de Andrade Rayol, tendo como ministrantes Márcio Villas Boas (Universidade de Brasília), Edgar Albuquerque Graeff (UNB), Luiz Carlos Chichierchio (Universidade de São Paulo), Azael Rangel Camargo (Universidade de São Carlos – USP) e Severino Mário Porto (Manaus – AM). Tendo como base do curso as lições de Edgar Graeff (1986), que relaciona a disponibilidade de meios de composição com a oferta de recursos naturais como material de construção, nas sociedades industrialmente menos desenvolvidas. Arquitetos como Milton Monte, Manoel Maia da Costa, Antonio Paul de Albuquerque, Ronaldo Marques de Carvalho e Stélio Santa Rosa, após a participação no curso de especialização, demonstraram em suas produções arquitetônicas e acadêmicas o regionalismo, principalmente cuidados com aspectos ambientais. O objetivo geral é de documentar e ressaltar a história e influência causadas pelo Curso de Especialização em Arquitetura entre Trópicos – UFPA na produção arquitetônica paraense da década de 80 do século XX, por meio do estudo dos trabalhos teóricos produzidos pelos arquitetos alunos do curso, bem como pelo estudo de caso de uma obra emblemática deste contexto.

Presidente - 3342852 - CYBELLE SALVADOR MIRANDA
Interno - 327914 - LUIZ DE JESUS DIAS DA SILVA
Externo ao Programa - 325550 - RONALDO NONATO FERREIRA MARQUES DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 03/11/2021 17:14