Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA CAROLINE DE CARVALHO DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURA CAROLINE DE CARVALHO DA COSTA
DATA: 12/07/2021
LOCAL: Vídeo conferência

Arquitetura como imagem: a ressignificação do Raio que o parta no Pará

Raio que o parta, arquitetura, imagem, patrimônio paraense

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

Resumo: Esta tese faz parte da pesquisa “Arquiteturas em busca de enquadramento”, a qual compreende o estudo de exemplares construídos por não-arquitetos no Estado do Pará e de sua relevância para a cultura e identidade arquitetônicas da região. Pretende-se, tendo como objeto de estudo a arquitetura Raio que o parta no Pará, investigar a influência que vem sofrendo através da ressignificação por indivíduos que nela habitam ou percebem na paisagem urbana, buscando subsídios que possam caracterizá-lo como patrimônio cultural paraense. Observamos que esse processo de ressignificação afeta a arquitetura na sua materialidade (pela permanência ou apagamento das fachadas) e na imaterialidade pela sobrevivência através da imagem, em que os símbolos e desenhos das platibandas e muros viram temas para produtos de consumo e obras de arte. Como objetivos específicos, destacam-se: entender o conceito de ressignificação aplicado à arquitetura e seu impacto na sobrevivência e permanência do RQP; identificar o perfil das permanências, apagamentos e recriações da manifestação nas regiões do Estado do Pará por meio do mapeamento de fachadas e da interpretação do discurso de moradores, estudantes e profissionais de arquitetura e design em entrevistas e comentários nas redes sociais sobre o tema “Raio que o parta”; e identificar possibilidades de preservação da memória arquitetônica do RQP compatíveis com o novo sentido atribuído pelos grupos estudados.

Interno - 2214565 - CELMA DE NAZARE CHAVES DE SOUZA PONT VIDAL
Externo à Instituição - CRISTIANE ROSE DE SIQUEIRA DUARTE
Presidente - 3342852 - CYBELLE SALVADOR MIRANDA
Externo ao Programa - 325550 - RONALDO NONATO FERREIRA MARQUES DE CARVALHO