Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA CAMPOS DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA CAMPOS DE MELO
DATA: 23/12/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 18 do PPGAU
TÍTULO:

Cidades sem pessoas e pessoas sem cidade: uma avaliação da adequação da ocupação urbana gerada pela frente de expansão imobiliária em curso no Sudeste do Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

expansão urbana, mercado imobiliário, fronteira amazônica, desenho urbano.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Desde 2006 está em formação uma nova frente de expansão imobiliária no sudeste do Pará, levada a cabo por incorporadoras, construtoras, proprietários fundiários e outros atores que perceberam no processo uma boa oportunidade de investimento. As recém-criadas empresas regionais do setor imobiliário se articularam às empresas nacionais (construtoras e incorporadoras), e viabilizaram empreendimentos em uma escala até então inédita na região. Com basenas concepções do urbanismo contemporâneo foram produzidos novos e modernos empreendimentos (loteamentos, condomínios, shoppings centers, hotéis e grandes lojas de varejo), com ampla participação da iniciativa privada e de diversas frações do capital (agrário, comercial, imobiliário, financeiro). Este padrão de expansão urbana reproduziu nessas cidades uma grande quantidade de soluções arquitetônicas e urbanísticas simplificadas, na tentativa de reproduzir nesses locais o espaço urbano da metrópole capitalista.

Na esteira desses acontecimentos, este trabalho pretende avaliar a adequação da produção urbana gerada por essa nova frente de expansão imobiliária, nas cidades de Marabá e Parauapebas, localizadas no sudeste do Pará. Para realizar a tarefa, o estudo tenta articular a teoria da economia política marxista, sobretudo, voltada a análise da produção do espaço urbano, à teoria do desenho urbano (clássica); a primeira abordagem ajuda na compreensão de como a produção arquitetônica e urbana se articula à esfera política, social, econômica e ambiental; a segunda oferece técnicas e metodologias práticas para a avaliação do ambiente construído, baseadas numa via alternativa aos princípios do planejamento urbano modernista.

Dessa forma, busca-se lançar luz sobre o atual processo de estruturação e expansão urbana no sudeste paraense, sobretudo, associado à abertura de novas frentes imobiliárias, bem como discutir possíveis alternativas à produção do espaço urbano na fronteiraamazônica, mais compatíveis com as especificidades ambientais e com a sócio-diversidade local.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3176293 - ANA CLAUDIA DUARTE CARDOSO
Externo ao Programa - 2491555 - DANILO ARAUJO FERNANDES
Interno - 1152946 - JOSE JULIO FERREIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 12/12/2014 14:33
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1