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Banca de DEFESA: SALMA NOGUEIRA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SALMA NOGUEIRA RIBEIRO
DATA: 27/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 21 do PG Itec
TÍTULO:

Cine Ópera - a ressignificação do cinema a ponto de deixar de sê-lo


PALAVRAS-CHAVES:

Cinemas de rua, filmes erótico-pornográficos, Cine Ópera, Patrimônio, Belém-Pará.


PÁGINAS: 151
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Os registros dos primeiros espetáculos de projeção de imagens e efeitos óticos na Amazônia, dizem respeito a segunda metade do século XIX, a partir de então, o avanço da tecnologia para a exibição de imagens em movimento demandou também a criação ou adaptação de alguns espaços, quando começaram a surgir os Cine-Theatros e em seguida os Cinemas de Rua. As primeiras exibições de filmes eróticos em Belém-Pará aconteceram em 1911 no Cine Odeon localizado na Praça Justo Chermont, quando a plateia que deveria ser unicamente composta por homens maiores de 20 anos, deveria abster-se de manifestações que pudessem molestar aos seus vizinhos. A partir da década de 1970 vários cinemas inseriam filmes erótico-pornográficos em suas programações regulares, sessões que sempre atraiam bastante público, compostos sobretudo por jovens dó sexo masculino. A partir de 1985, o Cine Ópera, que sempre apresentou um caráter mais popular frente aos cinemas de rua do bairro de Nazaré, considerado um dos principais núcleos de concentração de cinemas de rua em Belém, assume o gênero como único a ser exibido e isso altera a relação das pessoas com o ambiente construído. Esse trabalho tem como objeto o Cine Ópera de Belém do Pará. E por objetivo analisar as transformações sofridas pelo Cine Ópera enquanto de cinema, privilegiando os aspectos históricos e sociais da edificação, visando sondar o caráter patrimonial da edificação e suas potencialidades futuras, a partir da perspectiva dos usuários atuais e do público em geral. Nesse sentido, o trabalho se questiona sobre o seguinte problema: Considerando a trajetória histórica do Cine Ópera, desde sua fundação no contexto da Cinelândia de Nazaré até sua adaptação a cinema erótico-pornográfico, há atribuição de valores que o caracterize como de interesse a preservação? Teóricos e críticos de cinema se referem a espaços como o Cine Ópera como antigos cinemas, alegando que as relações interpessoais que se desenvolvem no interior da sala, são prioridade para os frequentadores. O método etnográfico norteou a pesquisa, que contou também com fontes bibliográficas e entrevistas com não frequentadores do espaço e/ou antigos usuários do cinema (período pré-pornô), tendo como meta discutir a atribuição de valores que possam garantir a sua preservação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2214565 - CELMA DE NAZARE CHAVES DE SOUZA PONT VIDAL
Presidente - 3342852 - CYBELLE SALVADOR MIRANDA
Externo ao Programa - 2152808 - JORGE LEAL EIRO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 17/06/2019 11:29
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