Notícias

Banca de DEFESA: ROSINEIDE TRINDADE DA PAIXAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSINEIDE TRINDADE DA PAIXAO
DATA: 13/06/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 21 do PG Itec
TÍTULO:

Estudo longitudinal das famílias remanejadas e reassentadas no Projeto Taboquinha (Icoaraci, Belém, Pará) como subsídio ao projeto de arquitetura em habitação social.


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto. Habitação social. Dimensão humana. Amazônia.


PÁGINAS: 169
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Apresenta-se um estudo sobre adaptação habitacional, realizado com seis famílias remanejadas do assentamento precário Comunidade Cubatão para o reassentamento Projeto Taboquinha, executado pela Companhia de Habitação do Estado do Pará no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento, ambos localizados no Distrito de Icoaraci, em Belém, Pará. O estudo foi realizado entre a casa de origem, palafita na Comunidade Cubatão, e a casa destino no Projeto Taboquinha, investigando-se as categorias distância e espaços de transição suave, na busca pela evidência da dimensão humana em projeto de habitação social, com o propósito de contribuir com a melhoria da qualidade da produção arquitetônica neste setor. A metodologia adotada é de natureza exploratória, na qual foi utilizado o método qualitativo onde foram realizadas as técnicas de consulta para registro gráfico e fotográfico das modificações na casa destino e consulta por meio de mapa mental. O estudo longitudinal foi iniciado em 2015, antes do remanejamento, através da técnica de aplicação de formulário não verbal sobre a temporalidade do habitar, além de formulário sobre adaptação de natureza verbal, como complemento de estudo longitudinal, retomando com a consulta às famílias de 2017 a 2019. Os resultados da pesquisa apontam que o uso das categorias de análise distância e espaços de transição suave, como pontos de partida na concepção projetual, contribuem na evidência da dimensão humana no projeto de habitação social para a Amazônia. Destaca-se que os resultados da pesquisa foram sistematizados em linguagem projetual a fim de apoiar a prática do arquiteto em futuros projetos de habitação social para a Amazônia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2185149 - ANA KLAUDIA DE ALMEIDA VIANA PERDIGAO
Interno - 3342852 - CYBELLE SALVADOR MIRANDA
Externo ao Programa - 2434396 - SOLANGE MARIA GAYOSO DA COSTA
Notícia cadastrada em: 12/06/2019 12:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1