Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREYSSA SAYURI WATANABE DAMOUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREYSSA SAYURI WATANABE DAMOUS
DATA: 15/03/2019
HORA: 13:00
LOCAL: Convento dos Mercedários
TÍTULO:

Avaliação de Produtos Químicos para uso como Barreira Química no Tratamento da Umidade Ascendente.


PALAVRAS-CHAVES:

Umidade ascendente; Barreira Química; Produtos Impermeabilizantes; Protótipos; Alvenaria de pedra e argamassa; alvenaria de tijolo e argamassa.


PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

A trajetória da arquitetura remonta ao surgimento humano, acompanha sua utilização do ambiente e resulta de seu constante desenvolvimento. A diferenciação das tipologias arquitetônicas surge ao passo da existência de diversas formas de manifestação das relações humanas, do clima e compreensão desenvolvida sobre os materiais que os cercam. Os sistemas construtivos passam a responder de acordo com os aspectos climáticos, culturais e dos materiais presentes em dada região, sendo feita sua constante evolução. Os materiais empregados nas edificações históricas estão sujeitos ao processo de intemperismo e surgimento de anomalias, como a manifestação da umidade. O aparecimento da umidade nas edificações históricas pode ocorrer de diversas formas, destacando-se a umidade ascensional. Este problema é influenciado pela composição dos materiais que comumente integram tais prédios, favorecendo a ascensão da umidade na alvenaria por capilaridade. Assim, ocorre a diminuição no desempenho das alvenarias e comprometimento da continuidade de outros elementos que compõem o prédio, como pinturas, acabamentos, entre outros. Dentre as formas de tratamento, ressalta-se a utilização da barreira química com inserção de produtos impermeabilizantes, no Brasil existe a carência de produtos específicos para a realização da técnica. O objetivo da pesquisa é a realização de uma análise comparativa de produtos alternativos, disponíveis no mercado e de amplo uso na conservação e restauro. Para a realização do estudo é prevista a realização de procedimentos experimentais com utilização de protótipos correspondente as duas tipologias construtivas mais encontradas nos prédios históricos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2998085 - FLAVIA OLEGARIO PALACIOS
Externo ao Programa - 2301402 - ROSEANE DA CONCEICAO COSTA NORAT
Presidente - 1510594 - THAIS ALESSANDRA BASTOS CAMINHA SANJAD
Notícia cadastrada em: 14/03/2019 14:33
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1