Banca de DEFESA: ANA CINTHIA DOS SANTOS BAETAS OLIVEIRA

DISCENTE: ANA CINTHIA DOS SANTOS BAETAS OLIVEIRA
DATA: 24/09/2018
LOCAL: Sala 21 do PG Itec

O Estudo do Espaço da Sala de Aula em Instituições Educacionais (Belém - Pará): Contribuição à prática projetual

Processos cognitivos; projeto de arquitetura, ambiente educacional.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

Investigam-se a concepção projetual com abordagem espacial, considerando a complexa interação entre ser humano e ambiente construído no espaço da sala de aula das instituições educacionais de caráter inclusivo a fim de observar o impacto do ambiente no processo de ensino aprendizagem. Os dados foram coletados e sistematizados a partir de grupos no ambiente escolar, dentre eles, os usuários diretos (alunos com e sem TEA, professores e facilitadores), os usuários indiretos (gestores, pedagogos, coordenadores e psicólogos) e fora do ambiente escolar, os projetistas. Com uso do método qualitativo com caráter exploratório na aplicação de entrevistas, poema dos desejos (mapa mental) e mapeamento visual. Destacam-se as técnicas de pesquisa apresentadas, adequadas como estratégia para obter dados sobre a configuração e a percepção do ambiente físico que compõe o tipo de arquitetura escolar inclusiva e sua relação com seus usuários. Como locais de estudo estão salas de aula de uma instituição escolar pública (Escola de aplicação da UFPA – EAUFPA) e de uma particular (Colégio Marista Nossa Senhora De Nazaré), situadas na cidade de Belém-PA. Buscando, com o cruzamento dos resultados, uma discussão de natureza cognitiva como apoio à prática projetual.

Externo ao Programa - 1256459 - AIRLE MIRANDA DE SOUZA
Presidente - 2185149 - ANA KLAUDIA DE ALMEIDA VIANA PERDIGAO
Interno - 3342852 - CYBELLE SALVADOR MIRANDA
Notícia cadastrada em: 13/09/2018 16:33