Notícias

Banca de DEFESA: AMANDA DIAS DA SILVA MENDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA DIAS DA SILVA MENDES
DATA: 31/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 21 do PG Itec
TÍTULO:

Jardins Verticais Acústicos: Investigação de qualidade acústica de módulos experimentais de parede verde para atenuação do ruídourbano e contribuição para qualidade ambiental em fachadas.


PALAVRAS-CHAVES:

Paredes Verdes Acústicas, Desempenho Acústico, Materiais Passivos Acústicos.


PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

A presente pesquisa propõe uma investigação em laboratório do comportamento e qualidade acústica de módulos de Jardins Verticais, desenvolvidos pela autora, como uma técnica de sistema acústico passivo inaudito da região Norte do país. A metodologia do presente trabalho baseou-se em pesquisa bibliográfica, desenvolvimento e análise em laboratório, classificando o trabalho como uma pesquisa experimental, com abordagem qualitativa de caráter exploratório. A pesquisa primeiramente dispôs de estudos sobre os aspectos do Jardim Vertical: qualitativos, históricos, produções científicas, natureza, conceituais e impactos ambientais. Assim, foram desenvolvidos oito protótipos de módulos verdes experimentais, de 50x60 cm2 , para ensaios em laboratório avaliando suas propriedades e comportamentos acústicos. Os Protótipos foram formados com diferentes combinações de vegetações endêmicas e de fácil acesso na região, utilizando mudas de “Dinheiro em Penca” (Callisia Repens), “Jiboia Amarela” (Scindapsus aureus) e “Morceguinho” (Hemigraphis alternata); painéis de fibra natural de coco, manta geotêxtil grampeada, e substrato de argila expandida, dependendo da espécie. Concluiu-se que, conforme a técnica adotada de Parede verde indireta com uso de módulos de fibra natural e manta geotêxtil, jardins verticais podem ser utilizados para o controle de ruído, sendo classificados como absorvedores acústicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1443995 - GUSTAVO DA SILVA VIEIRA DE MELO
Interno - 3153107 - MARCIO SANTOS BARATA
Externo ao Programa - 326578 - NEWTON SURE SOEIRO
Notícia cadastrada em: 28/08/2018 16:31
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1