Cine Ópera - Belém/PA: a ressignificação do cinema a ponto de deixar de sê-lo
Cinemas de rua, filmes erótico-pornográficos, Cine Ópera, Patrimônio, Belém-Pará.
Os registros dos primeiros espetáculos de projeção de imagens e efeitos óticos na Amazônia, dizem respeito a segunda metade do século XIX, a partir de então, o avanço da tecnologia para a exibição de imagens em movimento demandou também a criação ou adaptação de alguns espaços, quando começaram a surgir os Cine-Theatros e em seguida os Cinemas de Rua. As primeiras exibições de filmes eróticos em Belém-Pará aconteceram em 1911 no Cine Odeon localizado na Praça Justo Chermont, quando a plateia que deveria ser unicamente composta por homens maiores de 20 anos, deveria abster-se de manifestações que pudessem molestar aos seus vizinhos. A partir da década de 1970 vários cinemas inseriam filmes erótico-pornográficos em suas programações regulares, sessões que sempre atraiam bastante público, compostos sobretudo por jovens dó sexo masculino. A partir de 1986, o Cine Ópera, que sempre apresentou um caráter mais popular frente aos cinemas de rua do bairro de Nazaré, considerado um dos principais polos de concentração de cinemas de rua em Belém, assume o gênero como único a ser exibido. Esse trabalho tem como objeto a caracterização do Ópera como um bem histórico e arquitetônico, dotado de valor cultural para segmentos da sociedade belenense. E por objetivo analisar as transformações sofridas pelo Cine Ópera enquanto de cinema, privilegiando os aspectos históricos e sociais da edificação, visando sondar o caráter patrimonial da edificação e suas potencialidades futuras, a partir da perspectiva dos usuários atuais e do público em geral. Nesse sentido, o trabalho se questiona sobre o seguinte problema: considerando a trajetória histórica do Cine Ópera, desde sua fundação no contexto da Cinelândia de Nazaré até sua adaptação a cinema erótico-pornográfico, há atribuição de valores que o caracterize como de interesse a preservação? Teóricos e críticos de cinema se referem a espaços como o Cine Ópera como antigos cinemas, alegando que as relações interpessoais que se desenvolvem no interior da sala, são prioridade para os frequentadores. Logo, a metodologia utilizada de maneira a obter resultados que permitam discutir essas questões, será a pesquisa bibliográfica, a realização de entrevistas com antigos usuários do cinema (período pré-pornô) e aplicação do método etnográfico de análise qualitativa aos atuais usuários do espaço.