Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE CAROLINA DOS SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNE CAROLINA DOS SANTOS SILVA
DATA: 16/02/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 21 do PG Itec
TÍTULO:

Identidade Cultural Nortista nas Obras de Jorge Derenji: Da Contribuição da História da Arquitetura ao Status de Patrimônio pela Sua Significância.


PALAVRAS-CHAVES:

Arquitetura modernista, arquitetura regionalista, valorização, preservação.


PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

O presente trabalho refere-se às obras do arquiteto e professor Jorge Derenji, um dos professores-fundadores do primeiro curso de Arquitetura do Norte do país, o da Universidade Federal do Pará. Chegado a Belém em 1964, o recém-formado arquiteto começa a ministrar suas aulas e pouco tempo depois dá início a sua produção arquitetônica com obras que são produzidas até o período recente e apresentam características de diferentes tempos arquitetônicos como os traços modernistas no início de sua carreira, o caráter regional de sua produção posteriormente e até aspectos contemporâneos em obras dos anos 2000. No entanto, apesar das especificidades da arquitetura produzida por Jorge Derenji ela não é reconhecida como patrimônio cultural e está em constante transformação, na maioria das vezes, descaracterizastes. Desse modo, esta pesquisa objetiva a identificação da obra de Jorge Derenji no contexto amazônico, a partir de seus valores intrínsecos de forma a evidenciar aspectos que possam contribuir para o seu reconhecimento como patrimônio cultural. Assim sendo, a pesquisa acerca do referencial teórico visa compreender as influências que fizeram parte do contexto arquitetônico de Jorge Derenji, tal como os estudos a respeito do movimento moderno no Brasil e no mundo, os respectivos exemplos locais de Belém, assim como as características da produção arquitetônica de Porto Alegre ao tempo de sua graduação, as motivações para a criação do curso de Arquitetura em Belém e a estrutura do curso nos primeiros anos de existência. Bem como os aspectos do regionalismo da maneira de adaptação dos ideais modernistas às condições regionais culturais, e exemplares nacionais e locais que apresentam essas particularidades. Foi preciso, também, abordar as teorias do restauro que tratam a questão dos valores que as obras arquitetônicas apresentam em si e para a sociedade para sustentar a importância de significado que as obras de cenário mais recente também apresentam, ainda que não tenham o amplo reconhecimento. Em relação à pesquisa da produção de Jorge Derenji propriamente dita, é possível notar a adequação de sua arquitetura ao clima local, com a produção de elementos próprios que visam conciliar os materiais e a tecnologia disponível para melhorar as condições internas dos ambientes em uma linguagem singular que uni as lições motivadas do movimento moderno, molde de sua formação acadêmica, ao contexto amazônico.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2998085 - FLAVIA OLEGARIO PALACIOS
Externo ao Programa - 2301402 - ROSEANE DA CONCEICAO COSTA NORAT
Presidente - 1510594 - THAIS ALESSANDRA BASTOS CAMINHA SANJAD
Notícia cadastrada em: 15/02/2018 12:07
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1