Banca de QUALIFICAÇÃO: DORIENE MONTEIRO TRINDADE

DISCENTE: DORIENE MONTEIRO TRINDADE
DATA: 13/11/2017
LOCAL: Sala 21 do PG Itec

Os Revestimentos em Bens Integrados de Ferro Fundido do Palacete Augusto Montenegro

revestimentos, ferro fundido, ferro histórico

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

A cidade de Belém (PA, Brasil) foi uma das cidades brasileiras que mais recebeu elementos arquitetônicos importados da Europa no contexto da Revolução Industrial, entre eles os metálicos, os quais foram usados, por exemplo, para ornamentar fachadas dos Palacetes, edificações pertencentes às famílias da elite paraense e símbolos de sofisticação e status, dando a elas um ar de modernidade. Em Belém, há vários exemplares deste tipo de moradia, como o Palacete Montenegro, construído em 1904 para ser a sede do governo e residência do então governador do estado do Pará, Augusto Montenegro. Em suas paredes externas, há 23 (vinte e três) paineis retangulares e 10 (dez) calhas ornamentais, compostos de ferro fundido e originários das fábricas Walter McFarlane & CO. Ao longo do tempo, estas estruturas receberam vários tipos de revestimentos, com intuito de não apenas protegê-las de fatores de deterioração como luz solar, umidade, chuva e poluição, mas também para decoração, pois encontram-se na área externa da casa e compõem sua imagem. No entanto, estes revestimentos apresentam sinais de deterioração, e isto compromete suas funções, seja a protetora ou a decorativa. Assim, este trabalho tem como objetivo um estudo pictórico das camadas de revestimento das estruturas metálicas, através da análise de seus padrões de cores e tipo de materiais usados, a qual deve ser levada em consideração em qualquer intervenção futuraconsiderando que essas camadas são históricas e, portanto, possuem informações relevantes sobre a história do prédio. Foram realizados dois tipos de análise: não-destrutiva, com o auxílio de uma câmera de infravermelho, usada para registrar a temperatura das estruturas, as quais foram divididas considerando as quatro laterais do prédio; e destrutiva, na qual foram coletadas amostras das camadas de revestimentos, e foram visualizadas em microscópio óptico, para identificação de cores, e analisadas através da microscopia eletrônica de varredura, para estudo de sua composição química. Na análise de temperatura, foi constatado que as laterais onde se encontram as estruturas com camadas de revestimentos mais deterioradas possuem uma maior variação de temperatura. Os painéis receberam revestimentos nas cores marrom, verde-escuro, branco, prateado e salmão; as calhas, nas cores marrom, verde-escuro, verde, branco, bege e salmão. A sequência das camadas não apresenta o mesmo esquema de cores, e, portanto, foram provavelmente aplicadas conforme a necessidade da estrutura ou vontade do proprietário do prédio em determinado período. Quando a composição química, verificou-se a presença de cálcio, bário, silício, alumínio, titânio, carbono e chumbo. Atualmente, recomenda-se que o revestimento de proteção em contato direto com o ferro histórico seja composto de zinco, o que não foi verificado nas últimas camadas de quatro amostras analisadas, indicando que o sistema de revestimento atual não é o mais apropriado para a proteção das estruturas. Assim, antes de uma possível remoção das camadas de revestimento, recomenda-se uma documentação detalhada destas, para manter um registro de seus padrões de cores, composição química, e possíveis defeitos e patologias, informações que guiarão a ação interventiva mais indicada e escolhas dos materiais novos.

Presidente - 2998085 - FLAVIA OLEGARIO PALACIOS
Externo ao Programa - 2301402 - ROSEANE DA CONCEICAO COSTA NORAT
Interno - 1510594 - THAIS ALESSANDRA BASTOS CAMINHA SANJAD
Notícia cadastrada em: 13/11/2017 12:10