Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: HÉLIO CANTO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HÉLIO CANTO DOS SANTOS
DATA: 06/06/2014
HORA: 09:30
LOCAL: Sala 21 do PGITEC
TÍTULO: Arquitetura e funcionalidade dos espaços comerciais: coexistência entre mercados públicos e supermercados em Belém.
PALAVRAS-CHAVES: mercados públicos, supermercados, Belém, arquitetura, funcionalidade
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: A pesquisa busca investigar a correlação entre espaços comerciais de abastecimento em Belém. Os objetos da pesquisa são os mercados da Pedreira, do Jurunas, e de Santa Luzia, espaços tradicionais na vida social. É importante para a pesquisa, as relações existentes entre os mercados e as redes de supermercados, que localizam-se em suas áreas de influência. Insere-se nos estudos, o contexto da origem dos mercados, entre 1940 e 1943, assim como seu desenvolvimento ao longo do tempo. Busca-se fazer uma relação entre comércio e espaço, na medida em que leva-se em consideração aspectos tipológicos dos objetos da pesquisa. Acredita-se na possibilidade, de que o desenvolvimento de mercados públicos de pequeno porte na década de 1940, em Belém, servia como um mecanismo do poder públicopara atender a necessidade de abastecimento da população mais necessitada, em antigas áreas de expansão da cidade. E a possível centralidade gerada pelos mercados, serviu como atrativo para outras modalidades de estabelecimentos de abastecimento nas proximidades dos mercados. A análise destes aspectos, poderá responder as questões ligadas ao possível declínio da atividade comercial nos mercados públicos do presente estudo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2214565 - CELMA DE NAZARE CHAVES DE SOUZA PONT VIDAL
Interno - 3342852 - CYBELLE SALVADOR MIRANDA
Externo à Instituição - HELIANA COMIN VARGAS
Notícia cadastrada em: 05/06/2014 14:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1