Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO DA SILVA SALLES

DISCENTE: GUSTAVO DA SILVA SALLES
DATA: 10/02/2017
LOCAL: Pgitec sala 18

Argamassas de substituição em edifícios históricos: avaliação das propriedades mecânicas e durabilidade

argamassa de substituição, argamassa de restauro, compatibilidade, umidímetro

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
SUBÁREA: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo

Belém, capital do estado do Pará, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, abriga relevante acervo do patrimônio histórico nacional. A exemplo disto, os conjuntos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos: o Cemitério de Nossa Senhora da Soledade, a Praça Frei Caetano Brandão (antigo Largo da Sé) e o Mercado do Ver-o-Peso com suas áreas adjacentes como a Praça Pedro II e o Boulevard Castilhos França, inclusive o Mercado de Carne e o Mercado Bolonha de Peixe. A destruição dos bens herdados das gerações passadas acarreta o rompimento da corrente do conhecimento, levando à repetição incessantemente de experiências já vividas, por isso a importância da preservação do patrimônio histórico. Os revestimentos de paredes influenciam a funcionalidade do edifício, tendo considerável impacto na imagem da edificação, com maior relevância no patrimônio histórico. Os revestimentos externos de argamassa de cal constituem o sistema de proteção dos edifícios históricos, onde atuam como camada de sacrifício, que arremete à conclusão de que preservar os revestimentos acarreta a preservação do edifício. Em uma intervenção sobre revestimentos históricos devem ser respeitados os princípios da autenticidade histórica, considerando como primeira opção a conservação das argamassas antigas, a sua manutenção e reparação e, só em último caso, à renovação. Nos casos de necessidade de remoção do revestimento antigo, a argamassa de substituição pode reproduzir a argamassa antiga, na tentativa de garantir a sua compatibilidade e seu bom funcionamento, ou produzir uma argamassa compatível com comportamento adequado ao edifício em questão e com aspecto que preserve sua imagem. No Brasil, não existem estudos sobre as propriedades das argamassas de substituição relacionadas à compatibilidade das mesmas com os substratos. A formulação de uma argamassa de substituição compatível com os materiais preexistentes visa ao comportamento adequado ao edifício em questão e à preservação de sua imagem. Este trabalho visa avaliar a compatibilidade das argamassas de substituição com seus substratos, através de parâmetros de compatibilidade como resistência à compressão, resistência à tração, módulo de elasticidade, resistência de aderência e comportamento à água, por meio do ensaio com umidímetro. Serão preparados quatro traços de argamassas aéreas de substituição, com proporções baseadas na gama de traços mais comuns encontrados em revestimentos de edifícios históricos de Belém, em que serão avaliadas as propriedades mecânicas e de durabilidade através dos referidos parâmetros de compatibilidade.

Presidente - 3153107 - MARCIO SANTOS BARATA
Externo ao Programa - 2504932 - ISAURA NAZARE LOBATO PAES
Externo ao Programa - 1242255 - RISETE MARIA QUEIROZ LEAO BRAGA
Notícia cadastrada em: 07/02/2017 10:37