Banca de DEFESA: TAINÁ CHERMONT ARRUDA

DISCENTE: TAINÁ CHERMONT ARRUDA
DATA: 30/09/2016
LOCAL: PGITEC Sala 21

CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE ORNAMENTOS DE CERÂMICA VITRIFICADA UTILIZADOS EM PLATIBANDA

cerâmica vitrificada; ornamentos de platibanda; preservação; patrimônio cultural; ciência da conservação

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

Resumo: Os ornamentos de cerâmica vitrificada de platibanda foram intensamente utilizados na cidade de Belém. Eram usados como alegoria no coroamento das fachadas para destacar ou para caracterizar a função tipológica da edificação ou como símbolo que o proprietário queria transmitir referente aos valores defendidos na época da Revolução Industrial, principalmente no século XIX quando foram adotados os revivalismos ou tipologias ecléticas. Os ornamentos nas platibandas formavam um conjunto de peças com significados alegóricos, os quais simbolizavam riqueza e erudição, por ser atribuído a elite, desde a época Moderna. Estas peças não possuem registro cadastral dos exemplares existentes na cidade, o desaparecimento delas é acelerado e sofrem elevado estado de deterioração devido às condições intempéricas que estão submetidas. O objetivo do trabalho é de identificar os ornamentos de platibanda de cerâmica vitrificada que compõe a arquitetura do Centro Histórico de Belém e seu entorno visando traçar subsídios para a preservação dos mesmos por meio da ciência da conservação e do restauro. Buscou-se identificar e localizar os tipos de ornamentos vitrificados existentes no Centro Histórico e seu entorno da cidade de Belém do Pará, por meio de inspeção visual, o que possibilitou analisar e compreender o contexto destas peças na realidade local. A outra etapa visou compreender a composição mineralógica dos ornamentos de cerâmica vitrificada utilizados nas platibandas, por tais informações influenciarem diretamente na escolha do material e procedimentos restaurativos futuros a serem adotados. Esta etapa teve por objeto de estudo sete ornamentos cerâmicos vitrificados, pertencentes ao LACORE e ao SIM (SECULT). Primeiramente, foi realizada a documentação e mapeamento de danos dos mesmos, para registrar e possibilitar a seleção dos locais para a coleta amostral sem provocar danos as peças. O método laboratorial aplicado foi a difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura, que possibilitou a caracterização física e química. O resultado do inventário possibilita perceber que existe quantidade relevante de exemplares de edificações com o uso de ornamentação de platibanda, o que reforça a identidade que a influência de Portugal possuía e que foi amplamente intensificado em função do código de postura do Lemos. Além da importação de peças cerâmicas vitrificadas, também se observa a produção local em cantaria e argamassa com características próprias. O bairro com a maior concentração de ornamentos de cerâmica vitrificada é o bairro da Campina, seguido pelo bairro do Reduto e da Cidade Velha. Quanto mais distantes os bairros da Cidade Velha, observa-se que passaram por um maior processo de modificação na sua estrutura original, o que ocasionou na perda de inúmeros exemplares de edificações com ornamentação de platibanda. Belém não possuía plano diretor urbano com diretrizes que tivesse regulamentada as leis de preservação, anterior ao século XX, o que facilitou o desaparecimento de inúmeras edificações, devido a intenso vandalismo e severas descaracterizações. Vale ressaltar que as peças estudadas sobreviveram devido à resistência e adaptação das condições bioclimáticas que está exposta. Foi possível observar nas amostras que a camada vitrificada possui fina espessura, com pouca interação com a camada cerâmica, o que os torna mais suscetíveis a perdas de sua camada decorativa com facilidade, quando não tratados adequadamente. O desaparecimento, a ação antrópica e intempérica, indicam a necessidade da urgência das ações de preservação serem providenciadas no sentido de reverter esta situação.

Presidente - 1510594 - THAIS ALESSANDRA BASTOS CAMINHA SANJAD
Interno - 2998085 - FLAVIA OLEGARIO PALACIOS
Interno - 1152946 - JOSE JULIO FERREIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 30/09/2016 11:59