Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ESTHER CORRALES CARDENAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ESTHER CORRALES CARDENAL
DATA: 31/05/2016
HORA: 10:30
LOCAL: Auditório do CEAMAZON
TÍTULO:

Avaliação do Desempenho Térmico das Técnicas Bioclimáticas Passivas de Ventilação Natural na Região da Amazônia. Um estudo de caso em Belém, Pará, Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

desempenho térmico, técnicas bioclimáticas passivas, índices de conforto térmico


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Foi desenvolvido um estudo de caso para avaliar a aplicação e o desempenho térmico das técnicas bioclimáticas passivas, por meio de simulações computacionais, categorizando os resultados segundo os índices de conforto térmico, afim de demonstrar a obtenção de condições aceitáveis térmicamente. A avaliação preliminar envolveu a medição das estratégias de ventilação natural para climas quentes e úmidos, calculando a porcentagem de área de abertura, e aplicação de máscaras de sombra. Os dados foram coletados em 8 diferentes zonas térmicas de uma edificação multifamiliar. Cada zona térmica foi classificada segundo os índices de Calor e de Temperatura Efetiva, que ocupam como base as temperaturas do bulbo seco e umidade relativa. Os resultados preliminares confirmaram que pelas altas temperaturas e alta umidade relativa da região, se experimentam grandes sensações de desconforto térmico. A adoção das estratégias bioclimáticas no desenho potencializa a aquisição na busca da criação de ambientes mais sustentáveis, com melhor desempenho térmico e redução de consumo energético.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2214565 - CELMA DE NAZARE CHAVES DE SOUZA PONT VIDAL
Externo ao Programa - 2342549 - ELCIONE MARIA LOBATO DE MORAES
Presidente - 2153063 - MARIA EMILIA DE LIMA TOSTES
Notícia cadastrada em: 30/05/2016 10:40
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1