VESTÍGIOS DE OUTRAS IMAGENS DA PRAÇA DA REPÚBLICA A PARTIR DOS SEUS MONUMENTOS EM ARGAMASSA E PINTURA
Jardim histórico.Monumento.Pintura.Preservação.Restauro.
Os jardins históricos são de grande importância enquanto patrimônio cultural, não apenas por serem ricos testemunhos da arte, cultura e história da humanidade, mas também por possuírem diversos elementos de valor arquitetônico que se distribuem harmoniosamente entre a massa vegetal.Esse trabalho tem como estudo de caso os monumentos revestidos de argamassa e pintura da Praça da República, um dos mais importantes jardins históricos de Belém. Nela se encontram monumentos como o Theatro da Paz, o Monumento à República, coretos, fontes, entre outros. O objetivo deste trabalho é analisar aspermanências e as transformações dos principais monumentos revestidos com argamassa e pintura da Praça da República, de modo a entender a importância dos mesmos na constituição da paisagem da praça. Propõe-se a partir desse objetivo uma abordagem metodológica dividida em três etapas. A primeira etapa corresponde à pesquisa documental e está diretamente ligada ao conhecimento das permanências e transformações a cerca da Praça da República, demonstrando as alterações na paisagem e na unidade arquitetônica desse espaço público; a segundaé a etapa de pesquisa de campo, através de levantamentos técnicos dos monumentos e coleta e preparação das amostras dos principais monumentosrevestidos de argamassa e pintura; a terceira e ultima etapa diz respeito à discussão dos resultados obtidos através das análises laboratoriais de Microscopia Ótica e Microscopia Eletrônica de Varredura e o desenvolvimento de um modelo 3D que retrate as diferentes imagens da Praça da República partir a dos seus monumentos revestidos de argamassa e pintura. Os resultados preliminares mostram que os monumentos já analisados se encontram todos com a mesma cor. Entretanto, a iconografia demonstra que esses monumentos nem sempre possuíram uma única cor na sua composição, e isso pode se um indício de descaracterização desses monumentos que tem estilo predominantemente eclético, ricos em elementos decorativos que se “apagam” em meio à monocromia desses monumentos.