Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA ISABEL DE ARAÚJO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA ISABEL DE ARAÚJO SANTOS
DATA: 02/10/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 5 Atelier de Arquitetura e Urbanismo
TÍTULO:

Conservação e Restauro de Madeiras em Edificações Históricas na Cidade de Belém


PALAVRAS-CHAVES:

madeiras; acapu; pau-amarelo; conservação; restauro 


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Proveniente do lenho dos vegetais superiores, a madeira é um dos materiais de construção mais antigos. E é graças à sua utilização desde os primórdios da civilização humana, que tornou-se possível observar a presença deste material em vários artefatos.

No âmbito da arquitetura tradicional brasileira, é muito comum encontrar exemplares do material em estruturas de cobertura, ou realizando o papel de vedação, passando também pela função de forro, até chegar nos pisos, onde as principais espécies de madeiras utilizadas eram o Acapu e o Pau-Amarelo.

A composição destas duas espécies como piso ficou registrada em muitas obras de grande valor histórico e cultural no Brasil e, inclusive, em Belém. No entanto, lamentavelmente a vulnerabilidade do material à agentes intempéricos, somada ao comum descaso da sua conservação e da escolha inadequada das técnicas de restauro nestas construções, acarretou significantes perdas tanto da identidade do material, como da conservação destes patrimônios edificados.

O trabalho tem como objeto avaliar a eficácia dos tratamentos mais utilizados atualmente para a proteção de madeiras, de forma a adquirir subsídios para a conservação e restauro das mesmas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3153107 - MARCIO SANTOS BARATA
Presidente - 1510594 - THAIS ALESSANDRA BASTOS CAMINHA SANJAD
Notícia cadastrada em: 29/09/2015 09:52
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2