Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID TATIANY RIBEIRO GOMES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID TATIANY RIBEIRO GOMES DE SOUZA
DATA: 30/06/2022
HORA: 19:00
LOCAL: PPGITEC-UFPA (virtual)
TÍTULO:

Provisão de água e esgoto, assimetrias sociespaciais e justiça hídrica: uma análise do caso paraense


PALAVRAS-CHAVES:

saneamento básico; Estado do Pará; justiça hídrica


PÁGINAS: 144
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Planejamento Urbano e Regional
SUBÁREA: Serviços Urbanos e Regionais
ESPECIALIDADE: Infra-Estruturas Urbanas e Regionais
RESUMO:

O tema desta tese é o saneamento no estado do Pará e o objeto de pesquisa reside na análise crítica do modelo de política estadual de saneamento praticada e vivenciada no estado do Pará, periodizada entre os anos 2000 a 2021, com o compromisso de demonstrar ao longo dos capítulos, um panorama conciso que identifique e dimensione possíveis assimetrias e desigualdades sociespaciais, nas 12 regiões de integração do Estado.

As etapas de pesquisa consistem em densas revisões de literatura, pautadas no resgate de fatos e da história do setor de saneamento enquanto política pública, bem como na fundamentação conceitual e teórica clássica e contemporânea, partindo-se da correlação desses componentes com documentações institucionais, marcos legais e dados e indicadores oficiais, que revelem e caracterizem o padrão estadual de promoção de saneamento básico, as dicotomias presentes no perfil de acesso por parte desses territórios e seu consequente distanciamento de princípios essenciais, como universalidade, equidade distributiva e justiça hídrica.

A discussão analítica que a tese se propõe a apresentar fundamenta-se em componentes discursivos substanciais para sua estrutura teórica, conceitual e empírica, que deverão constituir o objetivo geral e dar sustentação às hipóteses. O primeiro componente é a justiça hídrica e seu reconhecimento enquanto conceito e princípio fundamental para construção de territórios ambientalmente sustentáveis e socialmente justos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1446536 - JULIANO PAMPLONA XIMENES PONTE
Interno - 1152946 - JOSE JULIO FERREIRA LIMA
Interno - 3045256 - RAUL DA SILVA VENTURA NETO
Externo à Instituição - Livia Izabel Bezerra de Miranda
Externo à Instituição - MARY LUCY MENDES GUIMARÃES
Notícia cadastrada em: 24/06/2022 08:58
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - | Copyright © 2006-2022 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2