Banca de DEFESA: GERALDO MAGELLA DE MENEZES NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERALDO MAGELLA DE MENEZES NETO
DATA: 25/09/2020
LOCAL: Videoconferência - Google Meet

Da "História do Pará" aos "Estudos Amazônicos": os livros didáticos regionais entre produções e usos (séculos XX-XXI)

Ensino de História; Estudos Amazônicos; História do Pará; Livros didáticos regionais.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil

Em vários livros didáticos e paradidáticos regionais publicados no Estado do Pará, nas primeiras décadas do século XXI, encontramos um discurso comum de que estas obras estão “preenchendo a lacuna do regional”, apontando um suposto vazio acerca dos conhecimentos sobre a história do Pará e da Amazônia. Contudo, este discurso não é novo, pois podemos encontrá-lo também em livros publicados ao longo do século XX e em relatos de professores do Pará, que se queixam de que há poucas obras voltadas para o ensino regional. Indo em direção contrária a esta ideia bastante disseminada, esta tese de doutorado busca demonstrar que há, sim, uma produção escolar regional no Pará, desde as primeiras décadas do século XX, iniciando por aquelas denominadas de “História do Pará”, a partir de obras de Arthur Vianna e Theodoro Braga, passando por autores como Raimundo Proença, Ernesto Cruz, Jorge Hurley, Dionísio Hage até os livros mais recentes de “Estudos Amazônicos”, publicados pelas editoras Paka-Tatu, Estudos Amazônicos e Samauma. Assim, nosso objetivo é analisar o processo de produção de livros didáticos e paradidáticos regionais, publicados nos Estado do Pará, nos séculos XX e XXI, e os usos dos livros pelos professores da disciplina de Estudos Amazônicos, na segunda década do século XXI. Entendemos que o discurso do “preenchimento da lacuna do regional” trata- se mais de uma estratégia de propaganda das editoras e dos autores do que de fato um vazio sobre o ensino regional no Pará, embora reconhecendo as dificuldades das obras regionais chegarem às escolas devido à concorrência com as grandes editoras. Nossa intenção é investigar como se construíram os conteúdos escolares regionais, quais os critérios para as suas escolhas, qual a relação com os currículos escolares e a historiografia da época, quais as relações entre editores e autores. Além disso, direcionamos o nosso olhar também para os professores da disciplina regional de Estudos Amazônicos no Estado do Pará, buscando entender, a partir de seus relatos, quais fatores influenciam na utilização dos livros regionais, como os professores têm acesso a eles, quais conteúdos os professores trabalham com os alunos. Utilizamos como fontes nesta pesquisa os livros didáticos e paradidáticos regionais, entrevistas com editores, autores e professores, os sites das editoras e materiais produzidos pelos professores de Estudos Amazônicos.

Externo ao Programa - 2467398 - CARLOS AUGUSTO DE CASTRO BASTOS
Presidente - 1152877 - FRANCIANE GAMA LACERDA
Externo à Instituição - FRANCISCO BENTO DA SILVA
Externo à Instituição - IZA VANESA PEDROSO DE FREITAS GUIMARAES