Banca de DEFESA: LUCAS AYRES CARDOSO

DISCENTE: LUCAS AYRES CARDOSO
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Centro de Memória da Amazônio

O LYCEU DE ARTES E OFÍCIOS BENJAMIN CONSTANT E A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES NO ALVORECER REPUBLICANO NO PARÁ (1891 - 1897).

Sociedade Propagadora de Ensino.  Lyceu de Artes e Ofícios Benjamin Constant.

ÁREA: História

Objetivou-se com esta pesquisa compreender a atuação do Lyceu de Artes e Ofícios Benjamin Constant e a formação de trabalhadores no alvorecer da República no Pará no período de 1891 a 1897 e investigar a atuação da Sociedade Propagadora de Ensino, criada como para tentar a melhoria de educação pública e formação, e tendo como uma de suas principais medidas a criação do Lyceu de Artes e Ofícios Benjamin Constant, instituição voltada a formação de trabalhadores jovens e adultos no estado do Pará. A Sociedade Propagadora de Ensino foi fundada pelo governador do estado que também era oficial do Exército brasileiro Lauro Nina Sodré, formado em engenharia militar e bacharel em ciências físicas e matemáticas pela Escola Militar da Praia Vermelha do Rio de Janeiro nos anos finais da Monarquia. Portanto, a Sociedade implantou um sistema de formação através de um currículo, cujo foco era o engendramento de uma mão de obra qualificada e o Lyceu Benjamin Constant teria que atender a demanda definida pela Sociedade. Neste sentido, a dissertação procura entender a relevância dos tipos de formações direcionadas a esta escola analisando os currículos, perfil e atuação dos professores e alunos dentre outras questões importantes à compreensão acerca das ações e propostas dirigidas pela SPE. Na perspectiva de responder a esses questionamentos utilizei o método prosopográfico a partir da análise e cruzamento das informações obtidas na documentação pesquisada como as obras raras e periódicos de acervos da Fundação Tancredo Neves e de legislação, currículos e outros documentos do acervo do Arquivo Público do Estado do Pará, e também das obras raras da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará.

Interno - 1152877 - FRANCIANE GAMA LACERDA
Externo ao Programa - 1030888 - SUENY DIANA OLIVEIRA DE SOUZA
Presidente - 2318714 - WILLIAM GAIA FARIAS
Notícia cadastrada em: 17/02/2020 18:58