Banca de DEFESA: TAISSA CORDEIRO BICHARA

DISCENTE: TAISSA CORDEIRO BICHARA
DATA: 19/02/2020
LOCAL: Auditório do IFCH

A Cidadania da Tolerância: As representações do Índio brasileiro nos livros didáticos de História aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (1996-2016)

Ensino de História; Livro Didático; Conhecimento Histórico Escolar; Índio.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil

A dissertação tem como objetivo analisar a construção discursiva das representações sobre o Índio brasileiro nos livros didáticos de história destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental, publicados entre 1996 e 2016, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e distribuídos na cidade de Belém, no estado do Pará. A investigação pauta-se pela categoria de conhecimento histórico escolar, discutida pelo campo do ensino de história. Considera, portanto, que o saber histórico na educação básica possui conformações e especificidades que lhe são próprias. Neste sentido, os conteúdos dos livros didáticos seguem a mesma lógica, de modo que as representações sobre o Índio brasileiro são conformadas de acordo com os objetivos da história ensinada. Esses objetivos são definidos pelo aparato legal e normativo expresso na documentação do PNLD, principalmente, os Editais de convocação para o processo de avaliação. Assim, a pesquisa consiste na identificação dos critérios avaliativos do processo e de que maneira estes interferem na literatura didática e no tratamento da temática indígena. Argumenta-se que as representações sobre o Índio brasileiro são pautadas pela função da histórica na Educação Básica: formar para a cidadania. Esta, por sua vez, têm bases nos preceitos de respeito e tolerância, os quais inviabilizam o protagonismo indígena nos eventos narrados pelos livros didáticos, pois a ênfase no combate à discriminação e ao preconceito étnico-racial produz um paradoxo nas histórias narradas pelos livros didáticos. O Índio brasileiro torna-se a personagem que ensina lições de respeito às diferenças e repúdio às injustiças, sendo então contemplado em sua diversidade ao mesmo tempo em que é submetido ao sistema colonial como vítima dos processos históricos.

Interno - 1276311 - MARCIO COUTO HENRIQUE
Presidente - 2216215 - MAURO CEZAR COELHO
Externo à Instituição - RENILSON ROSA RIBEIRO
Externo ao Programa - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO