Banca de DEFESA: CLAUDIA SUELY DOS ANJOS PALHETA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA SUELY DOS ANJOS PALHETA
DATA: 10/05/2019
LOCAL: PPGARTES/ Magalhães Barata

AMAZÔNIAS DESFILADAS: A CARNAVALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA NOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA NO RIO DE JANEIRO E EM BELÉM DO PARÁ. (1955 - 2016)

História, Amazônia, Imaginário, Escola de samba, Carnavalização.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

Esta pesquisa investiga a Amazônia enquanto tema de desfiles carnavalescos realizados pelo grupo principal (especial) das escolas de samba nas cidades do Rio de Janeiro e de Belém do Pará, entre 1955 e 2016. O problema consiste em ver os desfiles de tema amazônicos como histórias amazônicas escritas pelo carnaval. Adota a proposta de carnavalização de Mikhail Bakhtin (1999), enquanto transposição, pelas linguagens da arte, das formas concreto-sensoriais-simbólicas, estabelecidas pela cosmovisão carnavalesca, fazendo de enredo, samba de enredo, fantasia e alegoria, enquanto linguagens textuais, sonoras e visuais dos desfiles, as vias para a defesa de tal carnavalização. Reúne a “Teoria da Formatividade” (PAREYSON, 1993), em que formas formantes do processo criador caminham em direção à forma formada, no final do processo, à práxis criadora do carnavalesco, diretamente influenciada pela vocação mitológica do imaginário presente na região, enquanto experiência estética rica de sensibilidade e emoção (LOUREIRO, 2000). Percorre os diversos tempos existentes dedicados para os desfiles, nas perspectivas de Alain Corbin (2001), unindo trabalho e lazer e de Jacques LeGoff (1996), para quem a imaginação colabora para a criação de tempos passados e futuros. Utiliza as fontes a partir do lugar privilegiado da pesquisadora, imersa nos universos carnavalesco e amazônico. Segue as diretrizes da Nova História Cultural no diálogo com outras ciências, para acionar o uso do método-gráfico-caleidoscópio (PALHETA, 2015) para ver, ouvir e sentir as fontes, enquanto reveladoras de problemas e possibilidades. Apresenta uma história registrada por predominâncias de abordagens em consonância com contextos históricos, sociais e culturais do país e da região. Toma dois desfiles para exemplificar a tese de carnavalização da Amazônia, identificando processos formadores e aspectos amazônicos que predominaram nestes desfiles. A Amazônia se carnavaliza por meio de técnicas e experiências concretas, sensoriais e simbólicas que envolvem artistas carnavalescos, em experiências, que reverberam a história da Amazônia em enredos, sambas de enredo, alegorias e fantasias.

Presidente - 5216524 - ANTONIO MAURICIO DIAS DA COSTA
Interno - 1152698 - ALDRIN MOURA DE FIGUEIREDO
Externo ao Programa - 1634591 - ANA FLAVIA MENDES SAPUCAHY
Externo ao Programa - 273431 - MIGUEL DE SANTA BRIGIDA JUNIOR