Banca de DEFESA: MARCOS RODRIGO DA CONCEICAO NASCIMENTO

DISCENTE: MARCOS RODRIGO DA CONCEICAO NASCIMENTO
DATA: 05/12/2023
LOCAL: Laboratório de História

O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO: UMA HISTÓRIA DE INOVAÇÃO E ENSINO PARA A SAÚDE (1976-1990)

Hospital Universitário; integração nacional; políticas de saúde; Amazônia paraense; século XX.

ÁREA: História

Esta dissertação possui como objetivo construir a história hospitalar da instituição, Hospital Universitário João de Barros Barreto, evidenciando que o longo processo históricoque caracterizou sua criação e institucionalização estevepermeado pelo diálogo entre a história das ciências médicas, a história das instituições, e a história das políticas de saúde, no contexto da política governamental de integração da Amazônia à economia nacional e internacional, que caracterizou o período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985). Nos dois capítulos que compõem a dissertação, em fase de qualificação, foi analisado o processo social de atuação da instituição de saúde, o Hospital Universitário João de Barros Barreto, no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e na extensão, na área da assistência e educação médica na Amazônia paraense, do século XX.Nosso interesse residiu em demonstrar através dos questionamentos lançados do presente ao passado do HUJBB enquanto instituição, oacompanhamentoda construção, as mudanças e as continuidades no campo científico, médico, político e social, que se desenrolaram durante o contexto tratado, porque o hospital tratou-se de um instrumento de política que contemplou as propostas de interesse e discursos contidos nos planos de integração da Amazônia aos planos nacionais de desenvolvimento. A partir do período da Redemocratização até o tempo presente, o HUJBB pode ser considerado o resultado dos projetos passados de cunho político e social (alguns ainda em vigor como o SUS), que desenrolaram-se para os campos científicos e de interesse das políticas de atendimento à saúde, segundo os parâmetros nacionais e mundiais.

Externo ao Programa - 1485995 - JOSE MARIA DE CASTRO ABREU JUNIOR
Presidente - 326967 - LEILA MOURAO MIRANDA
Interno - 2200566 - PERE PETIT PENARROCHA
Externo à Instituição - REGINA FATIMA FEIO BARROSO