Banca de DEFESA: DINAH REIKO TUTYIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DINAH REIKO TUTYIA
DATA: 31/03/2023

ERNESTO CRUZ: UM DIÁLOGO ENTRE HISTÓRIA, ARQUITETURA E PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL (DÉCADAS DE 1940 A 1960)

Ernesto Cruz. Política de Preservação Patrimonial no Pará. Arquitetura Patrimonial. História da Amazônia.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

O objetivo desta tese é analisar as contribuições do historiador paraense Ernesto Horácio Cruz para a preservação patrimonial no Pará. Seu nome, dentre as várias associações culturais paraenses as quais pertenceu, encontra-se sempre atrelado à direção da antiga Biblioteca e Arquivo Público do Estado do Pará e ao Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), permanecendo a faceta preservacionista, ausente ao longo de sua trajetória de vida, exposta nos livros, assim como nas falas de seus confrades. Porém, nos processos de tombamento de bens patrimoniais, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (IPHAN/PA), ao longo dos anos 1940 a 1960, sua figura encontra-se presente. O escasso estudo sobre a história da política de preservação patrimonial no Pará, motivou esta tese, que se ancora na figura de Cruz para a compreensão das concepções de preservação e patrimônio a partir de sua perspectiva. Esta investigação encontra-se embasada em fontes do século XX, como a produção intelectual do historiador, o que inclui livros e artigos em jornais e a documentação presente nos processos de tombamento do IPHAN.

Presidente - 1276311 - MARCIO COUTO HENRIQUE
Interno - 1152877 - FRANCIANE GAMA LACERDA
Externo ao Programa - 2214565 - CELMA DE NAZARE CHAVES DE SOUZA PONT VIDAL
Externo ao Programa - 3342852 - CYBELLE SALVADOR MIRANDA