Banca de DEFESA: FERNANDO ROQUE FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO ROQUE FERNANDES
DATA: 28/11/2022

ETNOGÊNESES E CIDADANIZAÇÃO NO BRASIL: MOVIMENTOS INDÍGENAS E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO TEMPO PRESENTE (1964-2021)

Protagonismo Indígena na História; Políticas Indígenas e Indigenistas; Etnogêneses; Cidadanização no Brasil; Movimentos Indígenas Contemporâneos; Formação de Professores; Educação Escolar Indígena; Amazônia Brasileira; Tempo Presente.

ÁREA: História

Os povos indígenas não foram receptores passivos das políticas indigenistas gestadas pelo Estado brasileiro na segunda metade do século XX. Ao contrário, protagonizaram a luta pela igualdade de direitos, mesmo quando o contexto de crise política e social que caracterizou o Regime Civil-Militar, entre os anos 1964-1985, avançou sobre o futuro da questão indígena através de tentativas de emancipação compulsória que punham em risco a sobrevivência de diversos povos. O objetivo desta tese é apresentar uma análise que auxilie na compreensão sobre as estratégias indígenas que dimensionaram as articulações de sujeitos e coletivos étnicos em defesa de suas especificidades e diferenças, contribuindo para a ocorrência de emergências políticas e sociais caracterizadas pelos fenômenos de etnogêneses, os quais informam aspectos da cidadanização indígena nos termos estabelecidos pela Constituição Brasileira de 1988. É também verificar de que modo os movimentos  indígenas contemporâneos, através de suas agências, baseadas em exemplares iniciativas, se apropriaram das associações de representação civil e da educação escolar enquanto instrumentos à serviço da formação para o exercício da cidadania plena no contexto da luta, ainda em curso no tempo presente, pela garantia e conquista de direitos que considerem as especificidades socio- históricas que informam o multiculturalismo no Brasil.

Presidente - 2216215 - MAURO CEZAR COELHO
Interno - 327526 - EDILZA JOANA OLIVEIRA FONTES
Interno - 1276311 - MARCIO COUTO HENRIQUE
Externo ao Programa - 1244168 - ERINALDO VICENTE CAVALCANTI