Notícias

Banca de DEFESA: JULIANA DO NASCIMENTO MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA DO NASCIMENTO MEDEIROS
DATA: 30/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

NOS SERTÕES DA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ: ESCRAVIDÃO, ENGENHOS, ENGENHOCAS E ATIVIDADES ECONÔMICAS NO OITOCENTOS (1810-1850).


PALAVRAS-CHAVES:

Escravidão negra; propriedade agrícola; trabalho; história da Amazônia.


PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
RESUMO:

A pesquisa tem como objetivo principal investigar as propriedades agroextrativistas, sobretudo os sítios, os engenhos e engenhocas, utilizando como pano de fundo a escravidão negra. Em decorrência desse objetivo analisar-se-á a estrutura de posse de cativos, empenhando-se em desvendar o universo das propriedades agrícolas dos quais esses sujeitos eram elementos fundamentais. Em vista dessa finalidade, irei traçar o perfil dos senhores escravistas, dos escravos e das propriedades, desvendando as atividades realizadas em seus interiores que de antemão são peculiares, isto é, próprias da região Norte desse imenso país. O locus da pesquisa é o mundo rural amazônico, aqui chamado de sertão. Entende-se por sertão as regiões interioranas da província que margeavam as cercanias de Belém, sendo destacadas as localidades que compunham a Zona Guajarina (Belém, Acará, Capim, Bujaru) e o Baixo Tocantins (Cametá, Moju, Abaetetuba e Igarapé-Miri), em virtude de serem nesses espaçosmais tradicionais que se consolidou as atividades agrícolas. Espaço complexo, heterogêneo e plural. Das propriedades investiga-se as atividades produtivas e os meios pelo qual se produzia, técnicas, ferramentas, mão-de-obra. Do produto dos engenhos e engenhocas, se enfatiza o papel da produção de cachaça de cana e aguardente; em paralelo às atividades ligadas ao abastecimento provincial e ao mercado externo. Utiliza-se como fonte principal os inventários post-mortem, de forma complementar os testamentos, relatos de viajantes, fontes do arquivo histórico ultramarinos e os jornais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1669289 - FRANCIVALDO ALVES NUNES
Presidente - 1152945 - JOSE MAIA BEZERRA NETO
Externo à Instituição - LUIZ CARLOS LAURINDO JUNIOR
Externo ao Programa - 2655245 - SIDIANA DA CONSOLACAO FERREIRA DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 19/09/2022 10:59
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1