Banca de QUALIFICAÇÃO: CINCINATO MARQUES DE SOUZA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINCINATO MARQUES DE SOUZA JUNIOR
DATA: 14/09/2021
LOCAL: REMOTO - VIA GOOGLE MEET

POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA, CARTOGRAFIA(S) E TERRITÓRIO(S): uma análise sobre a experiência brasileira neste início de século XXI

Cartografia Cultural; Geografia, Território; Política Pública da Cultura

ÁREA: Geografia

O relatório aqui apresentado constitui-se como elemento obrigatório do Exame de Qualificação do Doutorado em Geografia junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentando seus desenvolvimentos, análises, hipóteses, tese e projeções dos capítulos, assim como sua viabilidade. Apresentamos as atividades acadêmicas desenvolvidas durante os dois primeiros anos de pesquisa e os resultados obtidos desde o ingresso no programa, em 2019 até o momento atual no curso. O trabalho está dividido em duas partes: na primeira parte do relatório, Atividades Acadêmicas, apresentamos a relação das disciplinas cursadas e os trabalhos acadêmicos relacionados a temática da pesquisa e também comentamos as contribuições que disciplinas cursadas ao projeto; na segunda parte, Projeto de Pesquisa em Andamento, apresentamos o projeto de pesquisa, a proposta de sumário comentado, e o plano de redação da tese com proposta de texto desenvolvido até o momento atual. No primeiro capítulo do trabalho identificamos a parca produção acadêmica da/na Geografia sobre a temática das políticas públicas de cultura e analisamos a produção geográfica acerca das políticas públicas, com ênfase nas políticas públicas de cultura, identificando as temáticas abordadas, e os conceitos/categorias da geografia são acionadas. No segundo capítulo trabalhamos o histórico, documentos, composição e funcionamento da política pública brasileira buscando a relevância da produção de dados e informações dessa política para o(s) território(s). No terceiro capítulo nosso foco se dirige ao nosso recorte empírico composto por três ações culturais no campo do mapeamento onde identificamos seus atravessamentos espaciais/territoriais. Classificamos as ações como: a) ação de formação, b) ação de produção de dados e c) ação análise de dados produzidos. O quarto e último capítulo trazemos para a discussão a produção de dados e informações culturais do Brasil no SNC para produção cartográfica, suas implicações/desdobramentos na construção/confecção dos mapas culturais e nossas considerações finais com base no estudo desenvolvido na tese e nas possibilidades / perspectivas de futuro.

Externo ao Programa - 2185069 - FABIO FONSECA DE CASTRO
Interno - 2995801 - JOVENILDO CARDOSO RODRIGUES
Presidente - 2467841 - MARCIO DOUGLAS BRITO AMARAL
Interno - 328040 - MARIA GORETTI DA COSTA TAVARES