Notícias

Banca de DEFESA: ELTON DE SOUZA QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELTON DE SOUZA QUEIROZ
DATA: 26/08/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Belém (FGC/IFCH/UFPA)
TÍTULO:

USOS E CONFLITOS PELA ÁGUA NO MUNICÍPIO DE BARCARENA (PA): UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA (OLHAR) DA ECOLOGIA POLÍTICA E DA GEOGRAFIA AMBIENTAL.



PALAVRAS-CHAVES:

Usos e conflitos pela água; geografia ambiental; ecologia política; Barcarena


PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO:

O acelerado processo de mudanças climáticas, perda da biodiversidade da fauna e flora, desmatamento acentuado, entre outros problemas enfrentados, tem influenciado nos debates em nível mundial sobre os diversos temas relacionados ao clima, água, biodiversidade, destacando – se as Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente e o Clima, organizadas pela Organização das Nações Unidas – ONU e os Fóruns Mundiais da Água, organizados pelo Conselho Mundial da Água, dentre outros eventos. Todos com o objetivo de debater a situação ambiental mundial e assim propor medidas e acordos que venham contribuir para atenuar os efeitos da intensificação das mudanças climáticas, proteção das florestas e o uso racional da água. O objetivo geral desta dissertação de mestrado em geografia está pautado em analisar na perspectiva geográfica ambiental e da ecologia política os usos múltiplos da água, considerando a conjuntura de conflitos ambientais por água no município de Barcarena – PA. Objetivos específicos estão relacionados em identificar os principais usos, usuários e as formas de acesso a água no município; identificar e analisar os problemas ambientais e conflitos relacionados aos recursos hídricos, causados por diferentes atores/sujeitos no município de Barcarena – PA; identificar o papel da gestão dos recursos hídricos para que sejam efetivadas e respeitadas os usos múltiplos e a garantia dos recursos a futuras gerações. Para sua realização foram seguidos os seguintes procedimentos metodológicos, diálogo entre conceitos sobre ecologia política; geografia ambiental; território, hidroterritorio e os fatos relacionados a tensões e conflitos em decorrência dos problemas ambientais em Barcarena. Para responder as questões sobre os usos das águas no município, utilizou-se dados de outorgas concedidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS. foram formulados gráficos e tabelas para visualizar melhor os resultados obtidos e assim dialogar de forma concreta para responder os questionamentos a respeitos de quem são os usuários, qual a finalidade e o ramo de atuação da atividade exercida. Para identificação dos conflitos analisou-se dados da Comissão Pastoral da Terra – CPT dos últimos anos. A qual os dados levantados representam os conflitos por água no Estado do Pará e destacando as análises sobre o município de estudo, através de tabelas e quadros. Além disso foi destacado algumas das principais reportagens presentes em veículos de imprensa, sobre protestos referentes a problemas ambientais e em relação as tensões e conflitos hídricos que ocorrem em Barcarena.




MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1506878 - MARCIA APARECIDA DA SILVA PIMENTEL
Notícia cadastrada em: 10/08/2022 14:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1