Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYARA CRISTINA VAZ MOTA

DISCENTE: NAYARA CRISTINA VAZ MOTA
DATA: 28/12/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

Privatização da política pública nacional de saúde em tempos neoliberais e as suas repercussões no trabalho profissional da(o) assistente social:Um estudo nos Hospitais Universitários da UFPA.

Privatização da política de saúde, Hospitais Universitários-UFPA, Trabalho do(a) Assistente Social.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

A presente dissertação tem como proposta, Analisar a privatização da política nacional de saúde em tempos neoliberais, em particular nos Hospitais Universitários da UFPA e as suas repercussões no trabalho profissional da(o)s assistentes sociais voltado para a viabilização ao acesso dos usuários aos serviços do SUS, ou seja, aos seus direitos à saúde. Tem como objetivos específicos - Analisar as principais mudanças organizacionais/estruturais na gestão dos Hospitais Universitários da UFPA e as suas repercussões nas relações/condições de trabalho da(o)s assistentes sociais nesses espaços sócio-ocupacionais; - Identificar as principais requisições postas pelos usuários dos Hospitais Universitários da UFPA para a(o)s mencionada(o)s assistentes sociais e as respostas dadas às mesmas;- Analisar as relações/condições que essa(e)s profissionais estão submetida(o)s, assim como, as principais dificuldades encontradas por essa(; - Identificar as principais estratégias de lutas adotadas pela(o)s referida(o)s assistentes sociais para o enfrentamento a essas relações/condições de trabalho. Buscar-se-á realizar o processo investigativo da presente pesquisa com base no materialismo histórico dialético de orientação marxista, haja vista que a Teoria Social e o Método em Marx possibilitam uma apreensão crítica do movimento da realidade social. Ressalta-se que esta será uma pesquisa de qualitativa, a qual será realizada com aporte de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Inicia- se pelo levantamento bibliográfico e a construção do Estado da Arte, o qual será fundamental para compreender as tendências do debate em torno deste campo temático do trabalho profissional do assistente sociais mediante a privatização da gestão da política nacional de saúde, em vista de aprofundamento dos conceitos e categorias evidenciados nas etapas anteriores da pesquisa, será realizada entrevista com assistentes sociais dos Hospitais Universitários. Observa-se que buscar-se-á realizar entrevista com 5 (cinco) profissionais de Serviço Social, sendo a chefia do Serviço Social, 2 profissionais contratados pela EBSERH e 2 profissionais concursados pela UFPA, os quais poderão revelar diferentes visões sobre o objeto de estudo, por meio de suas condições e relações de trabalho. Destaca-se que os resultados serão socializados com os sujeitos da pesquisa, por meio da disponibilização do Trabalho Final, assim como, pela mediação de organização de evento acadêmico para esta finalidade, tendo em vista subsidiar elementos para a criação de estratégias em defesa da saúde público e do SUS em particular, assim como, para enfrentamento dos processos de precarização das condições e relações de trabalho dos profissionais.

Interno - 6753492 - CRISTINA MARIA AREDA OSHAI
Externo ao Programa - 1796306 - PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Interno - 2185200 - VERA LUCIA BATISTA GOMES
Notícia cadastrada em: 28/12/2021 09:03