Banca de QUALIFICAÇÃO: DERICK LUAN FERRO DA SILVA

DISCENTE: DERICK LUAN FERRO DA SILVA
DATA: 16/12/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

TRAJETÓRIAS DE INDÍGENAS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: uma interface entre cidade e aldeia.

Indígenas; Cidade; Aldeia; Ensino Superior;

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

O projeto pretende aprofundar as discussões a respeito das trajetórias de indígenas estudantes que se encontram cursando o Ensino Superior na Universidade Federal do Pará – UFPA e morando na cidade de Belém-PA. A pesquisa propõe realizar uma interface entre as vivências na cidade e no território de origem, as aldeias, destes estudantes. Para isso, tem como objetivo analisar as contradições e desafios enfrentados pelos indígenas estudantes do ensino superior ao virem morar na cidade de Belém, por meio da identificação das dificuldades de acesso e permanência que os indígenas estudantes enfrentam no ensino superior; mapeando as dificuldades de adaptação do morar na cidade para o indígena estudante; e compreendendo como essas dificuldades podem interferir no bom desempenho e conclusão do curso de graduação. A fim de concretizar tais objetivos, a pesquisa realizará uma metodologia com natureza exploratória-descritiva, sob olhar do método histórico-dialético, tendo como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas com indígenas estudantes moradores do bairro do Guamá.

Externo ao Programa - 3176293 - ANA CLAUDIA DUARTE CARDOSO
Interno - 2171317 - MARIA DO SOCORRO RAYOL AMORAS
Presidente - 2434396 - SOLANGE MARIA GAYOSO DA COSTA
Notícia cadastrada em: 15/12/2021 11:33