Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO LUIZ CORTINHAS FERREIRA FILHO

DISCENTE: SERGIO LUIZ CORTINHAS FERREIRA FILHO
DATA: 22/09/2021
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET

“O CONJUNTO PARAÍSO DOS PÁSSAROS: AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA SOCIETAL APÓS 22 ANOS DO PROCESSO DE REASSENTAMENTO REALIZADO PELO DE MACRODRENAGEM DA BACIA DO UNA (BELÉM – PA)”

Avaliação da eficácia societal; Famílias reassentadas; Projeto Una; Área CDP; Conjunto Paraíso dos Pássaros.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

O presente projeto de pesquisa pretende avaliar, segundo os critérios da eficácia societal, como está a vida das famílias moradoras do Conjunto Paraíso dos Pássaros após 22 anos do processo de reassentamento, realizado pelo Projeto de Macrodrenagem da Bacia do Una, em Belém – PA. Tem como aporte teórico-metodológico o método do materialismo histórico e dialético de Karl Marx. Utiliza como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a partir de levantamento e análise de dados quantitativos e qualitativos. A pesquisa será realizada utilizando-se da metodologia de avaliação segundo critérios de da eficácia societal (RAMOS e SÁ, 2003). A pesquisa bibliográfica envolve o levantamento de dissertações e teses disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e no Repositório Institucional da Universidade Federal do Pará (RIUFPA). A pesquisa documental envolve o levantamento em documentos oficiais do Projeto de Macrodrenagem da Bacia do UNA; na Coordenadoria de Ensino da Prática em Serviço Social (CEPRASS); Biblioteca do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA); arquivos do Programa de Apoio à Reforma Urbana/PARU; Biblioteca da Companhia de Habitação do Estado do Pará/COHAB–PA; Arquivo Nacional do Governo Federal; e Hemeroteca Digital Brasileira. A pesquisa de campo envolve a realização de entrevistas e aplicação de questionários a moradores reassentados para o Conjunto Paraíso dos Pássaros pelo Projeto de Macrodrenagem da Bacia do Una, e permanecem residindo na referida área; um (a) técnico (a) que trabalhou no processo de reassentamento das famílias; e uma liderança dos movimentos sociais. A pesquisa pretende contribuir com a sistematização das informações produzidas sobre o Projeto, no sentido de construir indicadores para avaliar a eficácia social.

Presidente - 2085215 - JOANA VALENTE SANTANA
Interno - 2767692 - ROSELENE DE SOUZA PORTELA
Externo à Instituição - ANA KLAUDIA DE ALMEIDA VIANA PERDIGAO
Externo à Instituição - RAQUEL PAIVA GOMES