Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DOS SANTOS NETO

DISCENTE: FRANCISCO DOS SANTOS NETO
DATA: 10/11/2020
LOCAL: Videoconferência por meio da Plataforma Google Meet

SERVIÇO SOCIAL E METODO MARXIANO: estudo de sua influência na formação e trabalho de assistentes sociais em Belém/PA

Serviço Social. Método Marxiano. Formação e Trabalho Profissional.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

Objetiva-se, por meio deste projeto de pesquisa de dissertação de mestrado, compreender a interferência do método Marxiano na processo de formação e trabalho profissional do assistentes social, egresso da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará (FASS|UFPA), formado sob orientação das Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) de 1996, implantada em 2005 na referida universidade, com vistas a identificar se a direção teórico-metodológica, assumida pelas diretrizes, têm sido referenciadas pelos profissionais na condução do seu exercício profissional. Pretende-se, chegar ao referido objetivo geral, com base nos seguintes objetivos específicos: 1) identificar o perfil teórico-metodológico dos assistentes sociais, com vistas a revelar se está de acordo com o preconizado no projeto de formação profissional da ABEPSS; 2) elucidar o processo de apreensão das categorias do método marxiano no processo formativo de assistentes sociais, para evidenciar limites e possibilidades dessa mediação, bem como essa aprendizagem tem sido satisfatória na opinião dos egressos; 3) evidenciar como os assistentes sociais expressam nos espaços sócio-ocupacionais os conteúdos do método marxiano por meio de valores, princípios, práticas e manejo dos instrumentos e técnicas profissionais, para revelar as estratégias, limites e possibilidades dessa mediação teoria-prática; e 4) Conhecer a visão profissional dos assistentes sociais acerca da influência da teoria crítica marxiana no Serviço Social e, consequentemente, sua incidência no trabalho profissional, com vistas a verificar se esses profissionais reconhecem a sua legitimidade. Realizar-se-á o referido processo investigativo sob orientação do método marxiano, em função desta teoria social e método conformarem um conjunto de categorias, dentre as quais: totalidade, contradição e mediação, que possibilitam uma aproximação radical as determinações da realidade e, consequentemente, do objeto de estudo deste trabalho, situando-o na lógica do movimento da própria realidade e, portanto, da sociedade burguesa. Acredita-se que, nessa perspectiva, a dissertação poderá contribuir, sobremaneira, para o desvelamento de possibilidades interventivas sobre e na realidade, com vistas ao cumprimento da missão social da produção do conhecimento, qual seja: o de transformação do real, pois na opinião de Marx “a teoria também se torna força material quando se apodera das massas” (MARX, 2010, p. 151). Ressalta-se que essa pesquisa será desenvolvida com base no enfoque misto (quanti-qualitativa), e a coleta de dados será efetiva por meio dos seguintes instrumentos: questionário eletrônico e roteiro de entrevista semiestruturada. Contudo, importa frisar que as referidas técnicas e instrumentos de coletas de dados estão adaptados para manter a segurança e prevenção ao COVID-19, com vistas a manutenção da saúde deste pesquisador e dos sujeitos da pesquisa, haja vista a necessidade do isolamento social. Ademais, realizar-se-á análise documental nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS, bem como, no Projeto Pedagógico da UFPA, com base em roteiro previamente estabelecido (proposta em apêndice). Quanto à revisão de literatura, importa frisar que esta teve início no Estado da Arte, no qual foi possível uma aproximação preliminar à algumas categorias fundantes para estudo no referido campo temático, as quais estão sintetizadas no decurso da escrita deste projeto.

Externo à Instituição - JANE CRUZ PRATES
Interno - 2085215 - JOANA VALENTE SANTANA
Presidente - 1876580 - REINALDO NOBRE PONTES
Notícia cadastrada em: 30/10/2020 15:19