Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA VALERIA SOUSA LIMA

DISCENTE: AMANDA VALERIA SOUSA LIMA
DATA: 30/10/2020
LOCAL: BANCA DE QUALIFICAÇÃO POR PARECER

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: um estudo sobre o fazer profissional na Universidade Federal Rural da Amazônia

Trabalho do assistente social. Assistência Estudantil. UFRA.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

O presente projeto de qualificação propõe um estudo objetivando: analisar o trabalho do assistente social que atua na assistência estudantil implementada pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA e entender os limites e possibilidades da atuação profissional neste espaço sócio-ocupacional. Os objetivos específicos são: compreender o processo de articulação das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do fazer profissional dos assistentes sociais na assistência estudantil; apreender os principais instrumentais técnico-operativos utilizados pelo assistente social durante seu processo de intervenção profissional, no intuito de compreender a sua contribuição para a garantia de direitos na assistência estudantil; refletir sobre as principais requisições profissionais e demandas institucionais postas aos assistentes sociais, no exercício profissional relacionado à assistência estudantil, a fim de conhecer as particularidades desse trabalho; e compreender as dificuldades (fatores que interferem no trabalho) e os desafios postos no trabalho dos assistentes sociais na assistência estudantil, com propósito de entender as nuances desse espaço sócio-ocupacional. No intuito de alcançar os objetivos propostos, o presente estudo será desenvolvido com base no método materialista histórico e dialético, tendo como procedimentos metodológicos: o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental e de campo. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo. O levantamento bibliográfico terá como fonte as produções de autores clássicos e contemporâneos acerca do objeto de estudo. A pesquisa documental compreenderá a realização de consulta e análise dos documentos oficiais. A pesquisa de campo será realizada por meio de entrevistas com as assistentes sociais vinculadas à assistência estudantil da UFRA, utilizando roteiro semiestruturado. A partir das análises teóricas realizadas ao longo do projeto, observa-se a necessidade de problematizar sobre o trabalho do assistente social na assistência estudantil nas universidades, considerando que a inserção dos profissionais nesta área se tornou mais expressiva na última década. Nesse sentido, a proposta ora apresentada aponta a necessidade de aprofundamento dos estudos no que tange ao conhecimento da categoria profissional sobre a política de educação, mais especificamente da assistência estudantil e do trabalho do assistente social neste espaço sócio-ocupacional, no contexto de desfinanciamento do ensino superior.

Externo à Instituição - ANGELA MARIA CAULYT SANTOS DA SILVA
Interno - 2328999 - DANIELA RIBEIRO CASTILHO
Presidente - 2767692 - ROSELENE DE SOUZA PORTELA
Notícia cadastrada em: 29/10/2020 15:02