Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: OURIPSON DALVAN LOPES FELIX

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OURIPSON DALVAN LOPES FELIX
DATA: 30/10/2020
HORA: 18:00
LOCAL: ENVIO DE PARECER
TÍTULO:

A OPERACIONALIZAÇÃO DO SUAS NO MARAJÓ DE FLORESTAS: Os desafios para a Política de Assistência Social no município de Breves/Pa”


PALAVRAS-CHAVES:

Política de Assistência Social; operacionalização do Sistema Único de Assistência Social; Marajó de florestas; indicadores sociais.


PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO:

Este projeto de pesquisa aborda a operacionalização do Sistema Único de Assistência Social/SUAS no município de Breves, na ilha do Marajó. A pesquisa se propõe entender a Política de Assistência Social/PAS na sua dimensão operacional frente as demandas sociais de uma população empobrecida e frente às determinações regionais – dadas por elementos históricos, econômicos, culturais e sociais. A temática ganha relevância por apresentar o olhar de um marajoara sobre a P.A.S nesta região, que é marcada por índices de pobreza e extrema pobreza na mesorregião do Marajó e que estão relacionados ao extrativismo da borracha, castanha, madeira, arroz, atividade bubalina, palmito, açaí entre outros. Também merece destaque a presença das oligarquias que se estabeleceram desde o período colonial, absorvendo o trabalho dos homens e mulheres da região, concentrando riqueza, bens, patrimônios e principalmente ocupando o poder político, vinculando o desenvolvimento da região em torno de seus empreendimentos o que rebate diretamente nas políticas públicas e sociais, que são implantados na região. Para alcançar os objetivos propostos a pesquisa se apoia no suporte téorico-metodológico do materialismo histórico e dialético. A pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, com abordagem quanti-qualitativa e pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na coleta de dados será utilizada a técnica de entrevista semi-estruturada, com perguntas abertas e fechadas, com o recurso do questionário e/ou formulário a depender da avaliação do contexto da pandemia da Covid-19.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6753492 - CRISTINA MARIA AREDA OSHAI
Externo à Instituição - DEBORA CRISTINA BANDEIRA RODRIGUES
Presidente - 6388658 - NADIA SOCORRO FIALHO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 24/10/2020 11:58
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - | Copyright © 2006-2022 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2