Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS SOUSA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIS SOUSA SILVA
DATA: 28/10/2020
HORA: 16:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

“A construção do Terminal  Portuário de Uso Privado (TUP) em terras ocupadas por comunidades tradicionais no município de Abaetetuba/Pa”


PALAVRAS-CHAVES:

Amazônia paraense; Terminal Portuário de Uso Privado; Comunidades Tradicionais; Lutas e Resistências.


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO:

Este projeto de pesquisa aborda a construção do Terminal Portuário de Uso Privado (TUP) em comunidades tradicionais no município de Abaetetuba/Pa. Considerando a presença do agronegócio na Amazônia paraense e a instalação de empreendimentos logísticos no município de Abaetetuba, particularmente na ilha do Xingu, como suporte àqueles empreendimentos, a pesquisa objetiva analisar o processo em curso a partir dos enfrentamentos já realizados. Os objetivos específicos incluem o mapeamento das ameaças à (re)produção social das comunidades tradicionais frente à construção do TUP na ilha do Xingu, a identificação das ações do Estado nesse processo e a caracterização das formas de enfrentamento das comunidades tradicionais diretamente afetadas. Para o conhecimento da essência do objeto de estudo, a pesquisa se apoiará teórico e metodologicamente na teoria crítica e serão realizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental. Na pesquisa de campo, de caráter exploratório, serão utilizadas a observação e a entrevista, esta última com aplicação de questionários, com perguntas abertas e fechadas para os sujeitos identificados em 02 (dois) grupos: 1) movimentos sociais que atuam na região das ilhas de Abaetetuba e; 2) lideranças de 02 (dois) Projetos de Assentamentos Agroextrativistas (PAE’s) – PAE Santo Afonso (Ilha do Xingu) e PAE Santo Antônio II (Ilha do Capim) – e a Comunidade Quilombola Bom Remédio (Rio Açacu). Na etapa da organização dos dados será utilizado a técnica de análise de conteúdo. O estudo pretende ser uma contribuição aos sujeitos que constroem coletivamente a luta por seus direitos no município de Abaetetuba/PA, dando visibilidade às diferentes formas de resistências pela permanência em seus territórios e a garantia da (re)produção social. Pretendemos destacar as relações que os homens e mulheres nativos ou não que ocupam territórios tradicionais na Amazônia realizam com a natureza, sendo que essas relações se manifestam através do uso e acesso coletivo à terra e os recursos naturais, contrapondo a perspectiva do grande capital que defende a propriedade privada. Paralelamente busca-se contribuir com a pesquisa da realidade social do município de Abaetetuba/PA, com vistas tanto a contribuir para o fortalecimento de Políticas Públicas de corte social que garantam direitos das comunidades tradicionais no território das ilhas, como para que estas políticas considerem as particularidades da região.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1260857 - GIROLAMO DOMENICO TRECCANI
Presidente - 6388658 - NADIA SOCORRO FIALHO NASCIMENTO
Interno - 2434396 - SOLANGE MARIA GAYOSO DA COSTA
Notícia cadastrada em: 24/10/2020 11:18
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1