Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA DALTRO TAVARES PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA DALTRO TAVARES PAIVA
DATA: 16/10/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

O INSS DIGITAL NA AMAZÔNIA: Inflexões sobre o trabalho profissional e a saúde do(a)s assistentes sociais nos estados do Pará e Amazonas.


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho, Trabalho profissional do(a) assistente social, Seguridade Social, Previdência Social, Serviço Social, Saúde do trabalhador.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa intitulado O INSS Digital na Amazônia: Inflexões sobre o trabalho e a saúde dos(as) assistentes sociais dos estados Pará e Amazonas, tem como objetivo geral analisar os determinantes políticos, econômicos e sociais do INSS digital, nos estados do Pará e Amazonas e suas inflexões sobre o trabalho e a saúde do(a)s assistentes sociais que atuam na previdência social, tendo em vista contribuir para a construção de estratégias de melhoria das condições de trabalho do(a)s mesmo(a)s. Para tanto, perscruta-se aprofundar a compreensão sobre o objeto de estudo à luz da teoria social marxista e do método histórico e dialético, dada a necessidade de sua compreensão na perspectiva da totalidade social. Assim, o percurso teórico metodológico se baseia, inicialmente, em uma revisão bibliográfica sobre as principais categorias deste objeto de estudo: Seguridade social; Previdência Social; Trabalho, Trabalho profissional do(a) assistente social e saúde do trabalhador, a partir de autores/as clássicos e contemporâneos; pesquisa documental sobre os documentos e manuais que orientam o trabalho do(a) assistente social no referido espaço sócio-ocupacional; as Portarias que instituíram o INSS digital, os documentos do Ministério da Administração e Reforma do Estado, bem como, os Boletins Estatísticos de atendimento do Serviço Social na previdência social. A coleta de dados da pesquisa de campo ocorrerá de forma presencial e on line, tendo como sujeitos 15 (quinze) assistentes sociais que atuam nos INSS do Pará e Amazonas. Como instrumento de coleta de dados serão utilizados a observação sistemática e entrevista semiestruturada. A natureza desta pesquisa é qualitativa-quantitativa, partindo do entendimento de que a interconexão entre a análise dos dados são fundamentais para o aprofundamento da realidade que se apresenta carregada de múltiplas determinações que evidenciam as contradições sociais. Assim, considerando as análises e reflexões já empreendidas na pesquisa exploratória para a construção deste projeto, destaca-se a sua relevância, na medida em que poderá contribuir para a discussão sobre o trabalho assalariado do(a) assistente social no setor do serviço público, sobretudo, na atual conjuntura cujas ameaças de extinção do próprio Serviço Social no INSS são iminentes, assim como, as profundas metamorfoses no trabalho e as medidas de ajustes fiscais provocadas pela crise do capitalismo na contemporaneidade, expressas, dentre outros aspectos, pelas contrarreformas do Estado, pela redução dos gastos sociais que precarizam, cada vez mais, os serviços públicos, em particular, a previdência social. Essas considerações suscitam problematizar sobre a implementação do INSS digital na Amazônia e as suas inflexões para o trabalho do(a) assistente social e a saúde do(a)s referidos profissionais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2328999 - DANIELA RIBEIRO CASTILHO
Externo à Instituição - MARIA LUCIA LOPES DA SILVA
Presidente - 2185200 - VERA LUCIA BATISTA GOMES
Notícia cadastrada em: 14/10/2020 16:23
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - | Copyright © 2006-2022 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1