Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVANA ALVES DA SILVA

DISCENTE: SILVANA ALVES DA SILVA
DATA: 10/06/2019
LOCAL: Sala Multimeios - FAAD/ICSA

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ASSISTENTES SOCIAIS EM BELÉM (PA): estudo da interferência das transformações do mundo do trabalho

Serviço Social; Formação Profissional; Estagio Supervisionado; Transformações no mundo do trabalho.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

O presente projeto de pesquisa baseia-se na afirmação de que o estágio supervisionado em Serviço Social deve se transformar em debate acadêmico constante, como elemento constituinte e constitutivo do processo de formação profissional. Tem como objeto de pesquisa o estágio supervisionado na formação profissional de assistentes sociais em Belém do Pará face as transformações do mundo do trabalho. Traz a discussão sobre como as condições de trabalho do (da) supervisor (a) acadêmico (a) e de campo implicam no processo de supervisão de estágio, acentuando o debate sobre os desafios encontrados neste momento da formação, que são colocados recentemente e em conjunto com as transformações no mundo do trabalho, que impactam diretamente no trabalho do (da) assistente social, seja como coordenador de estágio, supervisor acadêmico ou supervisor de campo. Assim sendo, tem como objetivo analisar o processo de supervisão de estágio em Serviço Social, em diferentes instituições e modalidade de ensino (pública presencial privada presencial e à distância) em Belém do Pará face as condições de trabalho do (da) supervisor acadêmico (a) e de campo considerada as transformações no mundo do trabalho. Busca perceber o movimento do objeto de estudo numa perspectiva crítico-dialética de inspiração marxiana que parte da posição de que a natureza relacional e dinâmica do ser social não é percebida em sua imediaticidade. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada pesquisa bibliográfica inicial, que deverá ser aprofundada na segunda fase desse processo. Será também realizada pesquisa de campo, baseada na técnica entrevista (semiestrutrada) que contará com sujeitos escolhidos de forma intencional por estarem inseridos no processo de estágio supervisionado em instituições públicas presenciais, privadas presencias e à distância de Belém do Pará: coordenadores (as) de estágio, supervisor (a) acadêmico (a) e de campo e discente-estagiário (a). Importa mencionar a relevância desse debate na defesa de uma formação profissional de qualidade com viés crítico, haja vista considerar a contrarreforma do Estado e seus impactos na Política de Educação Superior que contribuem para trazer novas configurações para a formação profissional, bem como novos rebatimentos no processo de supervisão de estágio. Sendo necessário a incorporação por parte dos atores envolvidos nesse processo da luta pela garantia de um estágio e supervisão de qualidade, considerada a conjuntura de privatização das políticas públicas, e de precarização do trabalho.

Externo à Instituição - CIRLENE APARECIDA HILÁRIO DA SILVA OLIVEIRA
Presidente - 1876580 - REINALDO NOBRE PONTES
Interno - 2185200 - VERA LUCIA BATISTA GOMES
Notícia cadastrada em: 06/06/2019 15:24