Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALKIRIA MARIA SOUSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALKIRIA MARIA SOUSA DA SILVA
DATA: 30/04/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Multimeios - FAAD/ICSA
TÍTULO:

HABITAÇÃO RURAL NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO RURAL NO ESTADO DO PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas públicas; Política habitacional; Programa nacional de habitação rural; Direito à moradia – habitação rural no Pará.


PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO:

Este projeto de pesquisa objetiva realizar uma análise sobre o direito à moradia no âmbito rural em pequenas cidades paraenses, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), destacando as especificidades relativas à realidade da Amazônia, com enfoque nas particularidades e na realidade local, considerando os aspectos socioeconômicos das famílias nessas áreas e as respostas que a política/programa apresenta em suas normativas e parâmetros legais. Enfatiza-se as novas tendências da produção habitacional no Estado do Pará, especialmente os programas federais direcionados ao contexto amazônico e os desafios postos para a universalização do direito à moradia rural, uma vez que a questão da habitação rural se apresenta de forma singular nesse processo, posto que o capital avança na produção do espaço, que no âmbito do modo capitalista de produção, a mercadoria habitação faz parte da dinâmica de acumulação do capital. O estudo apoia-se em referenciais teóricos, sobre o processo de formação e produção do espaço das cidades capitalistas, a questão da habitação para classe trabalhadora, a política habitacional no Brasil e na Amazônia, com ênfase no direito à moradia seus desdobramentos e implicações na habitação rural no Pará. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa será norteada pelas categorias do Materialismo Histórico e Dialético, a partir do método em Marx, busca-se apresentar uma análise que considere as contradições existentes no assunto e realizar apontamentos em direção ao movimento dialético que articule a universalidade-particularidade-singularidade do objeto em pesquisa, ou seja, os elementos constitutivos da questão habitacional rural. Como instrumental técnico-empírico os dados e fontes serão de cunho teórico e empírico. E as técnicas de investigação utilizadas serão pesquisa bibliográfica, documental e de campo, particularmente nas cidades de Vigia e Soure.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2085215 - JOANA VALENTE SANTANA
Externo à Instituição - KÁTIA MARIA DOS SANTOS MELO
Externo à Instituição - PEDRO PAULO DE MIRANDA ARAUJO SOARES
Notícia cadastrada em: 26/04/2019 14:41
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1