Notícias

Banca de DEFESA: THAIZE DE SOUSA MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIZE DE SOUSA MEDEIROS
DATA: 18/08/2016
HORA: 09:30
LOCAL: sala IP12-PPGSS/ICSA/UFPA
TÍTULO:

POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE E A INTERSETORIALIDADE: UM OLHAR SOBRE O CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO PARÁ (CES/PA)


PALAVRAS-CHAVES:

Política Pública de Saúde; Intersetorialidade; Conselho.


PÁGINAS: 157
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO:

MEDEIROS, Thaize de Sousa. Política Pública de Saúde e a Intersetorialidade: um olhar sobre o Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES/PA). 2016. 157f. Trabalho de Conclusão de Mestrado (Mestrado em Serviço Social e Políticas Públicas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.


Este trabalho apresenta o estudo realizado sobre o Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES/PA) quanto ações de caráter intersetorial no campo da política pública de saúde. Como objetivo geral buscou-se investigar como a intersetorialidade está sendo trabalhada no CES/PA para a efetivação dos serviços de saúde. E, como objetivo específico buscou-se identificar em documentos do CES/PA se ações que caracterizem a intersetorialidade são desenvolvidas, assim como analisar a compreensão dos conselheiros sobre a intersetorialidade, e identificar limites e possibilidades do CES/PA para a efetivação da intersetorialidade. O desenvolvimento do trabalho foi pautado pelo método da pesquisa qualitativa, tendo como subsídio as pesquisas bibliográfica, documental e de campo, sendo utilizada nesta última a entrevista de caráter semi-estruturado enquanto instrumental à coleta dos dados, além da técnica da observação sistematizada. Os resultados mostraram, por sua vez, como o CES/PA vêm inserindo em sua agenda a discussão sobre a intersetorialidade, no que concerne ao campo da política pública de saúde. De tal forma, que os documentos analisados (no período de 2013 a 2015) revelam se o Conselho apresentou ações que denotem a intersetorialidade. Além da compreensão dos conselheiros entrevistados sobre a intersetorialidade, de tal sorte que foi empreendido um trabalho de aproximação das falas dos entrevistados com a literatura trabalhada no que concerne a temática em questão, apresentando a visão dos conselheiros sobre o assunto. E, também, os limites e possibilidades do CES/PA, indicados pelos conselheiros, para a efetivação da intersetorialidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1876597 - EDVAL BERNARDINO CAMPOS
Presidente - 2153646 - OLINDA RODRIGUES DA SILVA
Interno - 1876580 - REINALDO NOBRE PONTES
Notícia cadastrada em: 08/08/2016 16:18
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1