Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLANA BARROS PINHEIRO

DISCENTE: ELLANA BARROS PINHEIRO
DATA: 22/06/2016
LOCAL: IP12-PPGSS/ICSA/UFPA

A Política de Assistência Estudantil no ensino superior: um estudo do Programa Permanência da UFPA

Assistência Estudantil, Política Social, Universidade Federal do Pará.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

O projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a Política de Assistência Estudantil no ensino superior, mais especificamente um estudo do Programa Permanência da UFPA. Tem como objetivo geral aprofundar o conhecimento da política de assistência estudantil na UFPA, e específicos, examinar o Plano de Assistência Estudantil desenvolvido na UFPA, assim como a execução dos programas e projetos de assistência estudantil, especificamente o Programa Permanência 2015, nas modalidades Permanência e Moradia, analisando se, a Assistência Estudantil da UFPA operacionalizado pelo grande Programa Permanência no ano de 2015, está em consonância com o Programa Nacional de Assistência Estudantil, concernentes à conclusão da educação superior no tempo regular, reduzindo as taxas de retenção e evasão e contribuindo para a obtenção de um bom coeficiente de rendimento escolar e buscar o conhecimento da percepção dos estudantes em relação à política de assistência que é desenvolvida na universidade. O método neste estudo será o método dialético de interpretação da realidade. Portanto, o quadro de referência que será utilizado neste estudo será o materialismo histórico, que se fundamenta no método dialético com bases definidas por Marx e Engels. Para esses, a constituição de toda base da ordem social é determinada pelas condições materiais de produção e intercâmbio dos produtos.

Para tal será realizada uma pesquisa de abordagem mista, utilizando o levantamento bibliográfico e documental desenvolvido a partir de material já elaborado, ou seja, dados secundários, constituído principalmente de livros e artigos científicos e de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa. Neste estudo, a técnica de coleta de dados será pela observação e a análise de documentos. De forma mais específica, a pesquisa que aqui se propõe de abordagem mista irá selecionar por meio da pesquisa documental, uma amostra dos coeficientes de rendimento dos subgrupos de discentes inseridos em programa assistencial da UFPA de forma aleatória e proporcional à extensão de cada curso de graduação da UFPA com maior participação no processo seletivo do Programa Permanência da UFPA nas modalidades permanência e moradia, elencados no ano de 2015: Pedagogia-Abaetetuba (72 deferidos no processo), Licenciatura em Educação do Campo-Abaetetuba (54 deferidos no processo), Serviço Social- Belém (51 deferidos no processo). Sendo discentes novos: 33,16 e 11 discentes respectivamente aos cursos elencados. Esses dados dos discentes obtidos antes de sua inclusão ao Programa Permanência (coeficiente de rendimento, situação socioeconômica e familiar em 2014) serão comparados aos coeficientes do ano de 2015, mediante análise do histórico escolar presente nas informações acadêmicas dos discentes inseridos no Programa Permanência, por meio do SigaEst e serão comparados os coeficientes de rendimento acadêmico da amostra selecionada do ano de 2014 e 2015 (após o primeiro ano de recebimento do auxílio estudantil) a fim de verificar se houve estabilidade, crescimento ou diminuição de rendimento acadêmico. Em consequência da exploração e tratamento de dados, será realizado um levantamento para o estabelecimento do perfil da amostra, onde serão considerados: sexo, estado civil, presença de filhos e inclusão em algum programa governamental; endereço de origem e atual e condições estruturais de moradia; utilização dos serviços essenciais de saúde; renda familiar total bruta, renda per capita, estimativa de despesas totais da família e do discente e quantidade de pessoas que dependem da renda familiar total; nível de instrução e principal ocupação do pai e da mãe; campus em que estuda; a forma de ingresso na universidade, entre outros. Junto ao levantamento do perfil, será estudado o posicionamento dos discentes a respeito da política, assim como o relato sobre as razões que os levam a solicitar o auxílio (relatos presentes no questionário respondido pelos discentes eletronicamente por meio do SigaEst), realizando uma aproximação na identificação das mais variadas formas de como o auxílio do Programa Permanência se apresenta ao entendimento dos discentes. Por fim, será realizado um estudo dos editais, instruções normativas e outros documentos institucionais que realizam a orientação normativa de seleção dos discentes à inclusão aos programas assistenciais na UFPA, buscando compreender seus objetivos, princípios, diretrizes e consonâncias ao PNAES e seus reais alcances e efetividade na busca de desvelar os sentidos e caráter da assistência estudantil que é desenvolvida na universidade.

Externo ao Programa - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Presidente - 1152642 - MARIA ANTONIA CARDOSO NASCIMENTO
Interno - 1876580 - REINALDO NOBRE PONTES
Notícia cadastrada em: 21/06/2016 17:35