Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIS RIBEIRO GAMA

DISCENTE: LAIS RIBEIRO GAMA
DATA: 10/03/2023

“EU ESCOLHI VIVER COM A DOR”: reflexões sobre a luta por justiça das mães das vítimas do extermínio da juventude de periferia em Belém do Pará"

Extermínio. Juventude. Periferia. Mães. Justiça.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

O interesse por este tema surgiu durante a execução de dois planos de trabalho na iniciação científica, nos anos de 2018 a 2020. A partir do contato inicial com o Coletivo de Mães de Vítimas do Extermínio de Jovens das Periferia de Belém do Pará, observou-se que esse tema é de suma importância para a pesquisa em Serviço Social, visto que, ainda precisa ser mais debatido na profissão. O objetivo geral será analisar em que medida as narrativas das mães das vítimas do extermínio constituem um discurso contra hegemônico ou um discurso justificador do Extermínio. Os objetivos específicos serão: a) identificar quais suas percepções sobre o que motivou o extermínio de seus filhos, b) analisar as similaridades e discordâncias entre as narrativas das mães engajadas na luta por justiça e aquelas que decidiram não se envolver, e c) verificar as contradições e consequências dessas narrativas sobre a luta por justiça. Em acordo com o que foi proposto, o caminho metodológico trilhado nesta pesquisa será orientado pela perspectiva crítica dialética, com abordagem qualitativa. Os principais instrumentais utilizados serão o levantamento bibliográfico, a observação participativa, entrevistas narrativas e análise de conteúdo, sendo os mais adequados para o tema proposto e a abordagem escolhida. Deste modo, ressalta-se a necessidade de dar visibilidade para a luta dessas mães, reconhecendo o movimento como uma expressão de resistência, mas compreendendo que suas narrativas são formadas a partir de uma estrutura social, que não é imune aos efeitos da ordem do capital.

Presidente - 2508512 - JEAN FRANCOIS YVES DELUCHEY
Interno - 1168060 - ADRIANA DE AZEVEDO MATHIS
Externo ao Programa - 2126832 - ANDREA MELLO PONTES
Externo ao Programa - 2400091 - NELISSA PERALTA BEZERRA