Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ELIANE DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ELIANE DE LIMA
DATA: 20/12/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Sala Multimeios FAAD
TÍTULO:

Tese:  O TRABALHO DA(O) ASSISTENTE SOCIAL NOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: Um estudo no município de Ananindeua-Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho. Trabalho profissional da(o) assistente social. Serviços Socioassistenciais. Violência doméstica contra a mulher. Proteção Social.


PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO:

A presente pesquisa intitulada: “O TRABALHO DA(O) ASSISTENTE SOCIAL NOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: Um estudo no município de Ananindeua-Pará. É uma pesquisa de natureza qualitativa, sua proposta de investigação, se coloca na perspectiva de analisar as principais contribuições do trabalho profissional da(o)s assistentes sociais nos serviços socioassistenciais voltados para o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, no município de Ananindeua-Pará, tendo em vista, a garantia dos seus direitos em face da situação de violência que vivenciam. Tem como objetivos específicos analisar as principais demandas postas para o Serviço Social, nesses espaços sócio ocupacionais e as respostas dadas às mesmas, pretende-se também conhecer os serviços socioassistenciais voltados para o enfrentamento a violência doméstica contra a mulher, as formas de acesso das mulheres em situação de violência doméstica a esses serviços, bem como será analisado os limites e possibilidades do trabalho profissional da(o)s assistentes sociais nos serviços socioassistenciais, objetivando contribuir para o enfretamento a violência doméstica sofrida por essas mulheres, assim como, será analisado os principais desafios postas para o trabalho profissional da(o)s assistentes sociais nesses espaços socioassistenciais, na perspectiva da garantia dos direitos da mulher em situação de violência doméstica, no município de Ananindeua-Pará. Assim, terá como base teórico-metodológica a teoria social marxista e o método do materialismo histórico dialético. Terá como procedimentos técnicos metodológicos, a abordagem quanti-qualitativa por compor uma série de etapas. Como delineamento da pesquisa, pretende-se efetuar uma revisão da literatura de autores clássicos e contemporâneos sobre o tema da pesquisa, assim como, uma pesquisa documental e empírica, tendo como lócus da investigação os CREASs do município de Ananindeua-Pa. Os instrumentos e as técnicas de coleta de dados será a entrevista semiestruturada. Por fim, como técnica para análise e interpretação dos dados será utilizada a análise de conteúdo, pois, os dados obtidos, a partir da pesquisa serão sistematizados, analisados, organizados e apresentados em forma de capítulos da tese, na perspectiva de contribuir com o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1152642 - MARIA ANTONIA CARDOSO NASCIMENTO
Interno - 2434396 - SOLANGE MARIA GAYOSO DA COSTA
Externo à Instituição - TERESA CRISTINA ESMERALDO BEZERRA
Presidente - 2185200 - VERA LUCIA BATISTA GOMES
Externo à Instituição - VERONIA MARIA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 19/12/2022 11:34
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1