Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELY CRISTINA MALCHER DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELY CRISTINA MALCHER DE OLIVEIRA
DATA: 30/09/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala KP12
TÍTULO:

“PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA NA AMAZÔNIA PARAENSE: um estudo da atuação do Assistente Social na comunidade ribeirinha do Rio Arapari no município de Barcarena/Pa.”


PALAVRAS-CHAVES:

Proteção Social Básica; Centro de Referência da Assistência Social; Assistente Social; Comunidades Ribeirinhas; Barcarena.


PÁGINAS: 21
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO:

Este Projeto de Pesquisa tem como objeto a Proteção Social Básica/PSB da política de Assistência Social em comunidade ribeirinha no município de Barcarena/Pa. Traz como objetivo geral analisar a atuação do Assistente Social neste nível de proteção social junto aos ribeirinhos do Rio Arapari atendidos pelo Centro de Referência de
Assistência/CRAS Arapari e como objetivos específicos realizar o mapeamento das principais ações do CRAS Arapari no atendimento às comunidades ribeirinhas, identificando-se a relação entre o meio ribeirinho e o alcance dos objetivos da PSB e analisando os caminhos teórico-metodológicos do trabalho do assistente social no referido CRAS. Com base no método dialético se buscará captar o movimento histórico e suas inerentes contradições na interpretação da realidade social, possibilitando uma visão de totalidade, histórica, cultural, social, política e econômica das famílias e territórios. Nos procedimentos metodológicos este estudo realizará pesquisa exploratória, com levantamento bibliográfico e documental, além de pesquisa de campo. Na Pesquisa Documental serão priorizados o CENSO SUAS, o Relatório Mensal de Atendimento-RMA e o Plano Municipal de Assistência Social de Barcarena. Na Pesquisa de Campo serão realizadas entrevistas estruturadas com questionário pré-definido, aplicadas com 10 (dez) famílias ribeirinhas usuárias do CRAS Arapari, gestores/as e técnicos/as de nível superior que atuam na Proteção Social Básica além da Secretária Municipal de Assistência Social do município de Barcarena. Com os procedimentos indicados buscar-se-á refletir sobre a atuação profissional na PSB junto a comunidades ribeirinhas diante de uma realidade de poucas intervenções públicas específicas para a garantia de direitos daquelas comunidades que carecem de políticas fundamentais como saúde e educação num município de elevado Produto Interno Bruto/PIB e elevados índices de desigualdades sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTIANE BONFIM FERNANDEZ
Interno - 2341581 - MARCEL THEODOOR HAZEU
Presidente - 6388658 - NADIA SOCORRO FIALHO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 29/09/2022 10:48
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - | Copyright © 2006-2022 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1