Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MYLVIA MASAKO ANAISSI KIKUCHI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MYLVIA MASAKO ANAISSI KIKUCHI
DATA: 06/07/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Multimeios - FAAD/ICSA
TÍTULO:

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E ASSÉDIO MORAL: um estudo sobre a saúde da(o)s assistentes sociais que atuam nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) - Belém/Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

trabalho; precarização do trabalho, trabalho profissional do assistente social; assédio moral e saúde do trabalhador.


PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa tem como objeto de estudo “A Precarização do trabalho, o Assédio Moral e seus rebatimentos na saúde da(o)s assistentes sociais”, se propondo analisar se há relação existente entre a precarização do trabalho e o assédio moral nas IFES – Belém/Pará e as suas repercussões na saúde da(o)s assistentes sociais que atuam nestes espaços sócio-ocupacionais. Tem como questão central da pesquisa a seguinte: Existe relação entre a precarização do trabalho e o assédio moral nos espaços sócio-ocupacionais da(o)s assistentes sociais que trabalham nas IFES no Pará? Se, sim, o assédio moral tem afetado a saúde dessa(e)s profissionais? O estudo terá como aporte teórico-metodológico a teoria social marxiana e marxista, objetivando compreender as múltiplas determinações do objeto de estudo, ora proposto. Os procedimentos metodológicos da pesquisa se dividirão em etapas, a saber: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa empírica; tratamento e análise dos dados, se pautando em uma abordagem qualitativa e quantitativa, a qual possibilitará uma compreensão mais profunda acerca da realidade estudada. Deste modo, a pesquisa pretende contribuir para a produção de conhecimento sobre o fenômeno assédio moral e suas repercussões na saúde da(o)s assistentes sociais que atuam nas IFES-Belém/Pará, visando fomentar discussões sobre a precarização do trabalho nesses espaços sócio-ocupacionais, bem como, sobre as políticas de gestão da força de trabalho, tendo em vista, a saúde da(o)s trabalhadoras/es.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAMARES PEREIRA VICENTE
Interno - 2328999 - DANIELA RIBEIRO CASTILHO
Presidente - 2185200 - VERA LUCIA BATISTA GOMES
Notícia cadastrada em: 04/07/2022 16:42
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2