Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO COSTA MIRANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO COSTA MIRANDA
DATA: 23/02/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

“SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA URBANA E HABITACIONAL NO PARÁ: o trabalho profissional do/a assistente social na Companhia de Habitação do Estado do Pará (1960-1980)”.


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho Profissional; Assistente Social; Política de habitação; Política urbana; Companhia de Habitação do Estado do Pará.


PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO:

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, pretende recuperar e analisar o processo histórico do trabalho profissional do/a assistente social inserido/a nas equipes de Trabalho Social no âmbito das políticas urbanas e habitacionais executadas pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (COHAB-PA), entre as décadas de 1960 e 1980, com vistas a evidenciar quais foram as requisições centrais postas ao trabalho do Assistente Social e as principais respostas deste profissional, e, dessa maneira, colocar este período passado em diálogo com o presente, buscando elucidar as continuidades e rupturas. Tomando como método de investigação o materialismo histórico e dialético desenvolvido por Karl Marx, o estudo prevê a realização de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica será realizada mediante levantamento bibliográfico em bancos de dados, com o objetivo de encontrar trabalhos científicos que apontem as principais evidências da questão urbana/habitacional na particularidade paraense entre as décadas de 1960 e 1980. Por sua vez, a pesquisa documental será desenvolvida através de levantamento na biblioteca interna da Companhia de Habitação do Estado do Pará/Cohab-Pa, com o intuito de verificar como se davam os processos institucionais aos quais os/as assistentes sociais estavam vinculadas entre 1960-1980 (modelos de entrevistas, cadastros, questionários etc.). A pesquisa de campo contará com entrevistas semiestruturadas que serão realizadas com os/as profissionais de Serviço Social que atuaram na COHAB/PA, nas referidas décadas, sendo o objetivo capturar as requisições postas ao trabalho do/a assistente social, bem como, as respostas destes profissionais inseridas em equipes de Trabalho Social, no campo das políticas de habitação implementadas pela COHAB/Pa. Ademais, a pesquisa pretende contribuir para a sistematização do processo histórico do trabalho profissional do/a assistente social na política urbana/habitacional na particularidade paraense, tendo em vista que, conforme o Estado da Arte presente neste Projeto de Pesquisa, há uma lacuna quanto a esta recuperação no âmbito da produção do conhecimento da Área de Serviço Social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2085215 - JOANA VALENTE SANTANA
Interno - 1876580 - REINALDO NOBRE PONTES
Externo à Instituição - ROSÂNGELA DIAS OLIVEIRA DA PAZ
Notícia cadastrada em: 22/02/2022 11:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1