Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO BARBOSA DE ALMEIDA JUNIOR

DISCENTE: ROBERTO BARBOSA DE ALMEIDA JUNIOR
DATA: 16/12/2021
LOCAL: VIRTUAL

Metodologias de Ensino-Aprendizagem na Programação Paralela com Placas Gráficas: Uma Revisão Sistemática da Literatura.

Ensino-Aprendizagem, Programação Paralela, Placas Gráficas, Computação de Alto Desempenho.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

A Computação de Alto Desempenho (CAD) é hoje, uma realidade em qualquer grande centro de pesquisa, pois soluciona problemas complexos, que necessitam de um elevado poder de processamento. O avanço na utilização das placas gráficas para o processamento geral, ganhou força nas últimas décadas e os sistemas híbridos, formados por processadores e placas gráficas, passaram a ser utilizados no mundo todo, em todas as grandes arquiteturas dos supercomputadores. Por conta disso, há uma necessidade cada vez maior na formação de pessoas que possam acompanhar, não apenas o avanço dessa tecnologia, mas também, que sejam capazes de apresentar soluções para os problemas existentes nos mais variados ramos do conhecimento. Essa formação começa nos cursos de graduação em Computação, porém, percebe-se um grande descompasso entre a pesquisa e o ensino da programação paralela. Isso porque essa abordagem requer arquiteturas e softwares próprios, mas principalmente, pela necessidade de docentes capacitados, que sejam capazes de definir metodologias de ensino-aprendizagem eficientes para que o aluno possa adquirir as competências e as habilidades necessárias para a sua formação. Com isso, o ensino da Programação Paralela, que é parte integrante da Computação de Alto Desempenho, faz-se necessário e urgente, pois não se resume a apenas a utilização de vários processadores se comunicando e trabalhando de forma harmoniosa, mas também, ao uso de placas gráficas, e a interação destas com os processadores, transformando com isso, o processo de ensino e aprendizagem em uma tarefa ainda mais desafiadora pois, precisa-se ser capaz de despertar o interesse do aluno pela área, contribuindo para a formação de uma mão-de-obra qualificada e necessária. Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura com o objetivo de identificar abordagens no processo de ensino-aprendizagem da Programação Paralela, porém, especificamente, utilizando placas gráficas, afim de definir metodologias que estejam sendo utilizadas no ensino deste eixo de formação da Computação. Foram selecionadas 33 fontes, entre bases nacionais e internacionais, dentro das áreas de Computação de Alto Desempenho e Programação Paralela com foco em ensino dentro da área de Computação. A pesquisa retornou 445 estudos, sendo que destes, apenas 2 trabalhos foram selecionados após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, demonstrando, dessa forma, uma limitação de produções acadêmicas no tema proposto.

Presidente - 1808111 - JOSIVALDO DE SOUZA ARAUJO
Interno - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3088325 - MARCOS TULIO AMARIS GONZALEZ
Notícia cadastrada em: 05/12/2021 11:57