Notícias

Banca de DEFESA: IGOR FURTADO CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGOR FURTADO CARVALHO
DATA: 08/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala online do Gercom: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/gercom_ufpa
TÍTULO:

HOD-VNF: A VNF PLACEMENT SCHEME BASED ON HIGHER-ORDER DEPENDENCIES TO IMPROVE SERVICE FUNCTION CHAINING


PALAVRAS-CHAVES:

Dependências de Ordem Superior, Seviços de Encadeamento de Funções, Alocação de Funções Virtualizadas de Redes, Gerenciamento de Recursos.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática
RESUMO:

A Virtualização de Funções de Rede (Network Function Virtualization - NFV) permite instanciar e executar Funções Virtuais de Rede (Virtual Network Functions} - VNFs) em servidores de propósito geral para o fornecimento de serviços por meio do Encadeamento de Funções (Service Function Chaining - SFC). Com base nisso, um grande desafio neste domínio é projetar um esquema de alocação de VNFs que otimize o uso de recursos e forneça serviços, tanto eficazmente quanto eficientemente. Desta forma, os operadores da infraestrutura geralmente tendem a selecionar os servidores com base nas informações sobre uso e consumo de recursos das VNFs, prazo para a execução do serviço ou alguma informação topológica, como caminhos mais curtos com restrição de atraso. No contexto da alocação das VNFs, as abordagens existentes tratam as SFCs como um conjunto de requisitos de recursos de hardware mais conectividade, buscando alocá-las em nodos da topologia a fim de otimizar métricas de desempenho dos serviços executados. Tais abordagens, no entanto, desconsideram uma característica fundamental de SFC, que é o relacionamento entre as VNFs dentro da cadeia. Este relacionamento é expresso por dependências de mais alta ordem (Higher-Order Dependencies - HODs), o qual permite identificar quais sequências de VNFs compartilham os mesmos serviços ou serviços similares. Quando tal característica é desconsiderada na concepção de um mecanismo de alocação de VNFs, é possível que elas sejam alocadas distantes uma das outras, resultando em um maior uso de recursos e um maior tempo para execução dos serviços. Desta feita, esta tese propõe um mecanismo de alocação de VNFs baseado no relacionamento das VNFs dentro da cadeia, expresso pelas HODs. A partir delas, é possível identificar quais sequências de VNFs tendem a compor os serviços executados e, com isso, realizar a alocação das mesmas em nodos estratégicos, a fim de maximizar a taxa de serviços aceitos e minimizar o tempo médio dos serviços executados. Isso permite que os provedores de serviços tenham uma visão mais precisa da dinâmica do seu ambiente, resultando em uma melhor gestão dos recursos disponíveis e provendo serviços com o melhor desempenho possível. Como forma de validar a proposta apresentada nesta tese, três cenários foram utilizados para comparar o desempenho da proposta HOD-VNF com outras quatro. Os resultados mostraram que a HOD-VNF superou as demais na taxa de aceitação de serviços (63 % melhor que a segunda melhor proposta), além de obter um tempo médio de atraso-fim-a-fim duas vezes menor que a segunda melhor proposta. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2153544 - ANTONIO JORGE GOMES ABELEM
Interno - 1176325 - ALDEBARO BARRETO DA ROCHA KLAUTAU JUNIOR
Interno - 2244893 - DENIS LIMA DO ROSÁRIO
Externo ao Programa - 1258512 - AGOSTINHO LUIZ DA SILVA CASTRO
Externo à Instituição - EDMUNDO ALBUQUERQUE SOUZA E SILVA
Externo à Instituição - RAFAEL PASQUINI
Notícia cadastrada em: 07/10/2021 12:32
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2